Pesquisar este blog


Depois de uma segunda-feira repleta de reuniões e telefonemas em Brasília, o PT deve decidir hoje, em encontro da bancada às 10 horas, quem será o novo líder do partido na Câmara dos Deputados: se o cearense José Guimarães ou o paulista Jilmar Tatto. Caso Guimarães seja preterido na disputa, o Ceará sofrerá o segundo baque no Congresso. Na semana passada, foi o senador José Pimentel (PT-CE) que teve de abrir mão da vice-presidência da Casa, em benefício de Marta Suplicy (PT-SP).


Na Câmara, os petistas tentam costurar acordo para evitar que a sigla rache em possível votação. Uma das ideias em discussão é que Guimarães e Tatto se revezem na liderança – um assumiria em 2012, com a condição de ceder espaço ao outro em 2013. O impasse é sobre qual dos nomes despontaria no posto este ano. Ontem circulou nos bastidores a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria entrado em cena em favor de Tatto, que já teve de ser retirado da lista de “prefeituráveis” da capital paulista para dar a vaga ao ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que concorrerá ao cargo como favorito de Lula. Tanto Guimarães quanto o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, negaram ao O POVO a suposta interferência do ex-presidente.

Também pesaria contra o cearense a volta do caso mensalão à pauta de votações do Supremo Tribunal Federal (STF) este ano. Isso porque, no auge das denúncias, em 2005, um assessor de Guimarães foi preso em São Paulo com US$ 100 mil na cueca – algo que parte do PT não quer ver relembrado na liderança do partido.

Apesar das ponderações, o discurso do parlamentar cearense é otimista. Ele disse que tem apoio dos deputados do Nordeste e da maioria de São Paulo, o que lhe garantiria vitória em caso de votação. O POVO procurou Jilmar Tatto por meio de seu gabinete, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Maior estrutura de trabalho, mais prestígio e mais poder são os ganhos de quem vencer a disputa pela liderança do PT. O Estado também ganha visibilidade e barganha na negociação de projetos. Por isso, o posto é tão cobiçado.

SERVIÇO

Reunião da bancada do PT na Câmara
Quando: hoje, a partir das 10 horas
Onde: em Brasília
Outras informações: www.pt.org.br


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do O Povo


0 comentários to "Politica - PT decide hoje se liderança do partido fica com o Ceará"

Postar um comentário