Pesquisar este blog



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ao G1 que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa vai criar um "filtro" contra a corrupção na política brasileira, que, para ele, começará pelos partidos políticos.
Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
“Foi uma vitória da cidadania, da democracia participativa. A lei terá impacto benéfico já nas eleições de 2012. Os partidos terão de escolher candidatos baseados nos critérios da lei. Os que passarem por esse filtro dos partidos serão os melhores.”, afirmou o presidente do TSE.

Para Lewandowski, a ficha limpa "aumenta muito a responsabilidade dos partidos". O ministro avalia que a escolha dos candidatos não ficará mais restrita a um critério subjetivo dos dirigentes partidários.

"Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora”, declarou.
Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional na noite desta quinta-feira (16) pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).  Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro.
Principal defensor de Lei da Ficha Limpa, desde os primeiros questionamentos na Justiça Eleitoral, Lewandowski explicou que a decisão é definitiva e impede as incertezas que marcaram as eleições gerais de 2010. Em março, o próprio Supremo chegou derrubar a validade da norma para as eleições daquele ano.
“A população terá de se acostumar que a lei é uma realidade e pode confiar que os candidatos escolhidos terão a ficha limpa. Os poucos que passarem serão barrados pela Justiça”, disse o ministro.
Agora, temos critérios objetivos que permitem eliminar os que não estão aptos em função de uma vida pregressa desabonadora"
Ricardo Lewandowski, presidente do TSE
Para Lewandowski, o resultado de longo prazo da validade da ficha limpa será uma “conscientização” por parte do eleitor.
“Acho que vai gerar grande conscientização do eleitor, que fará pressão sobre partidos para que os melhores candidatos sejam escolhidos, do ponto de vista da vida pregressa. Saio em abril com a consciência tranqüila e o sentimento de dever cumprido”, disse o ministro, que deixará a presidência do TSE antes das eleições deste ano.
Confira abaixo os principais pontos da Lei da Ficha Limpa sobre os quais o STF se manifestou.
Presunção de inocência - O principal questionamento sobre a ficha limpa era o de que a lei seria inconstitucional ao tornar inelegíveis políticos condenados que ainda poderiam recorrer da decisão. O STF decidiu que a lei não viola o princípio que considera qualquer pessoa inocente até que ela seja condenada de forma definitiva. Essa decisão permite a aplicação da lei a pessoas condenadas por órgão colegiado, mas que ainda podem recorrer da condenação.
Fatos passados - A ficha limpa também foi contestada por atingir fatos que ocorreram antes da sua vigência, inclusive ao determinar o aumento de três para oito anos do prazo que o político condenado ficará inelegível. A maioria do STF decidiu que a lei se aplica a renúncias, condenações e outros fatos que aconteceram antes de a ficha limpa entrar em vigor, em junho de 2010.
Renúncia - A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação foi mantida pelos ministros do STF. A maioria do tribunal defendeu que a renúncia é um ato para "fugir" do julgamento e que deve ser punido com a perda do direito de se eleger.
Prazo de inelegibilidade - A Lei da Ficha Limpa determina que os políticos condenados por órgão colegiado fiquem inelegíveis por oito anos. Esse período é contado após o cumprimento da pena imposta pela Justiça. Por exemplo, se um político é condenado a 10 anos de prisão, ficará inelegível por 8 anos a contar do fim do cumprimento da pena. Na prática, ele não poderia se candidatar por 18 anos.
Rejeição de contas - A lei torna inelegíveis políticos que tiveram contas relativas a cargos públicos rejeitadas. Por exemplo, um prefeito que tenha tido as contas do mandato reprovadas por um tribunal de contas.
Órgãos profissionais - O Supremo manteve o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que torna inelegíveis pessoas condenados por órgãos profissionais, devido a infrações éticas, como nos casos de médicos e advogados que eventualmente forem proibidos de exercer a profissão pelos Conselhos da classe.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal G1





 
Ministros do STF durante julgamento da Lei da Ficha Limpa (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado)O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani disse nesta quinta-feira (15) que a validação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal  poderá influenciar os partidos políticos a fazer uma seleção mais “criteriosa” de seus candidatos.
Nesta quinta, o STF decidiu manter a proibição às candidaturas de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
“Quem sabe com o julgamento do Supremo os partidos passem a fazer uma peneira. Tomara que seja assim. A dificuldade são os caciques políticos que têm currículos não convincentes.
A gente sabe que tem grandes figuras com contas rejeitadas e condenação criminal que insistem em ser candidatos”, afirmou Versiani ao G1.
Para o advogado e ex-ministro do TSE José Eduardo Alckmin, as legendas deveriam ter mais “cautela” na escolha dos candidatos.
“Certamente aqueles que estiverem sob a influência da lei, com registros ameaçados, certamente os partidos em relação a eles terão mais cuidado. A tendência com essa decisão seria ter mais cautela na escolha dos candidatos", disse.
Segundo ele, quem insistir em se candidatar apesar de estar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa vai concorrer “para entregar o cargo" ao adversário.
“Alguém que esteja inequivocamente com causa de inelegibilidade vai concorrer para entregar o cargo ao opositor. E se ele receber mais de 50% do número dos votos, vai haver nova eleição”, disse.
Aplicação da Lei
O ministro Arnaldo Versiani explicou que as regras Lei da Ficha Limpa podem ser aplicadas já no momento de registro da candidatura.

Segundo o ministro, se o juiz verificar que o político é inelegível com base nos critérios da lei, ele poderá negar o registro. É possível ainda, de acordo com Versiani, que o registro seja concedido pela Justiça e depois impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, se verificada a existência de condenação por órgão colegiado.
“Os partidos vão apresentar seus candidatos até princípio de julho, e o importante é que, se algum candidato incidir em alguma situação de inelegibilidade, aja essa impugnação, e o juiz eleitoral casse o registro” afirmou.
A dificuldade são os caciques políticos que têm currículos não convincentes. A gente sabe que tem grandes figuras com contas rejeitadas e condenação criminal que insistem em ser candidatos"
Ministro Arnaldo Versiani
Para Eduardo Alckmin, se o político só for condenado após a diplomação, ele não deve perder o cargo. Segundo o ex-ministro, a condição de inelegibilidade deve existir antes do momento de diplomação. Condenações posteriores só terão efeito nas próximas eleições.
“Há o que chamamos de inelegibilidade superveniente, quando o político eleito é condenado, por exemplo, numa ação criminal. Se a inelegibilidade só surgir depois da diplomação, ela não vai atingir a condição de eleito”, afirmou Alckmin.
Recursos
Mesmo que tenha o registro cassado durante o processo eleitoral, o político que tiver sido condenado em decisão colegiada poderá concorrer às eleições enquanto estiver recorrendo da sentença. No entanto, os votos que ele receber serão considerados nulos, disse o ministro Arnaldo Versiani. O ministro destacou ainda que o político que tiver condenação revista por corte superior só terá direito de tomar posse se for absolvido até a data marcada para a diplomação.

“Se ele tem um processo qualquer, com recurso criminal ou de improbidade administrativa, ele tem que ter decisão favorável até a diplomação. Se for julgado até a data marcada para a diplomação, o TSE entende que ele pode ser diplomado. Se essa absolvição só ocorrer depois, os efeitos da Lei da Ficha Limpa já terão sido concretizados”, explicou.
José Eduardo Alckmin também afirmou que o processo criminal ou civil só pode afetar o registro de candidatura do político até a diplomação. “A influência dessas decisões novas em outros processos, no processo eleitoral, só vale até o momento da diplomação.”

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Antonio Viana





Joaquim CartaxoImpaciência não é recomendável na atividade política, em especial na disputa eleitoral em  que o detalhe pode destruir o todo. Nessa passo, a quem interessa o PT indicar o nome de seu candidato a prefeito de Fortaleza já, quando o aconselhável é adiar essa decisão ao máximo ? Por que indicar o nome já, quando estamos a mais de cinco meses das convenções partidárias que oficializarão os candidatos a prefeito e a vereador ?

O anúncio do nome, já, interessa somente aos adversários que dependem dessa definição para atacar o escolhido e organizar sua participação na pré-campanha eleitoral. Como essa decisão ainda não ocorreu, a oposição está parada, sem atitude.
Quanto mais o tempo passa, a pressão aumentará para que o PT indique seu candidato.
Entretanto, o momento dessa decisão faz parte da agenda tática que interessa ao partido e seus aliados. Sublinhe-se ainda que não há aliado abandonado, pois todos compõem a gestão popular de Fortaleza e participam da implantação dos programas, projetos e ações com suas possibilidades e limites políticos e técnicos.
Os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; os deputados Artur Bruno e Camilo Santana, secretário de estado das cidades; e o secretario municipal de Educação, Elmano de Freitas são os pré-candidatos em debate no Partido dos Trabalhadores. Dentre eles, a seleção de quem representará o PT como candidato a prefeito na disputa eleitoral de 2012 será dos filiados do partido em Fortaleza, por meio de encontros ou prévias realizados para essa deliberação. Portanto, o escolhido será uma decisão da maioria partidária que é uma prática histórica de um partido que completou 32 anos no dia 10 de fevereiro.
Joaquim Cartaxo é arquiteto, mestre em planejamento urbano e regional e vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Higo Carlos



O governador Cid Gomes (PSB) reagiu contra as declarações do senador José Pimentel (PT), de que os recursos federais encaminhados ao Governo do Estado e Prefeituras destinados à construção de moradias populares e às obras da refinaria, no Pecém, estão sendo devolvidos por falta de projetos. A prefeita Luizianne Lins (PT) minimizou.

“Entendi essa fala do Pimentel como uma declaração de guerra. Eu tento respeitar as pessoas quanto mais humildes elas sejam, mas definitivamente o Pimentel não tem humildade”, disse o governador, após ser instigado, durante café da manhã com jovens empresários de Fortaleza, ontem.
Cid comentava os investimentos do governo estadual e as oportunidades que o Ceará possui para desenvolver-se, afirmando que o Porto do Pecém já possui um programa de expansão previsto e fará o papel de entreposto comercial.
O governador disse ainda que para defender o governo Dilma Rousseff não precisa xingar ninguém. Ele, porém, é quem mais defende os projetos da União, no Estado do Ceará. Por fim, Cid parafraseou uma frase usada em para-choques de caminhão. “Se a sua estrela não brilha, não tente apagar a minha”, salientou.
SEM CONHECIMENTO
Luizianne evitou entrar em polêmica. Questionada sobre as declarações de Pimentel, a petista disse que o senador é uma pessoa bastante cuidadoso com os dados, além de minucioso e focado no seu trabalho. Porém, não podia avaliar por não possuir conhecimento sobre a discussão. “Não tenho como avaliar, porque não tenho conhecimento da causa. Então, não posso reafirmar, ou desmentir”, disse, durante visita técnica as obras de intervenção na Praia de Iracema, na manhã de ontem.

Já secretário municipal da Habitafor, Roberto Gomes, disse que projeto Minha Casa Minha Vida não tem recursos pré-determinados. O que existe, de acordo com o secretário, é uma quantidade fixa de unidades habitacionais a serem executadas, no caso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II são dois milhões de unidades. Portanto, os Estados e Municípios acessam os recursos à medida que os projetos são aprovados pela Caixa Econômica Federal. “Prefeitura e Estado não executa obra”, disse.
O vereador Marcelo Mendes (PTC) também questionou, ontem, as declarações de Pimentel. Para Marcelo, as informações são erradas, pois põem em dúvida a reputação e o trabalho do governador Cid. “Quando o gestor, por falha, perde recurso federal, isso é prevaricação e isso é crime. O senador não atacou o governador, atacou a inteligência do povo cearense. Nós não merecíamos isso. Não se pode negar ao Cid a competência, que ele tem visão de Estado, de governo, negar que é um grande gestor e administrador”.
Para finalizar, o vereador questionou a demora de Pimentel em diagnosticar falhas na gestão de Cid à frente do governo. “O senador está na Câmara Federal há vários mandatos, pois de repente ele descobriu que o Governo não presta, que é incompetente?”.
REAFIRMAÇÃO
Em nota, Pimentel reafirmou as declarações. Segundo o petista, declarou apenas o que é fato. Ele, porém, reconheceu que o problema não é local e depende de vários fatores, muitas vezes complexos.

“A nossa intenção é agilizar os processos, contribuindo com o Governo do Estado e as prefeituras na execução dos programas e metas”, diz a nota, ressaltando a existência de um projeto em andamento no estado do Ceará, fruto da conjugação de forças que elegeu Cid Gomes duas vezes governador e reelegeu a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Estado



A única manifestação pública de Pimentel, ontem, aconteceu por meio de nota oficial publicada em sua página na Internet.

No texto, Pimentel adotou um tom de manutenção da aliança, mas reafirmou que há recursos disponíveis para o Ceará que deixam de ser utilizados.

“Esse não é apenas um problema local e reconheço que depende de vários fatores, muitas vezes complexos”, escreveu, em sua página na Internet.


Procurado por telefone, o senador não atendeu às ligações. Por meio da assessoria de imprensa, disse que não acrescentaria declarações.

O desentendimento envolvendo o petista e o Governo do Estado torna mais difícil a escolha do senador como candidato a prefeito de Fortaleza.

A hipótese foi levantada pela prefeita Luizianne Lins (PT), que apontou Pimentel como candidatura reserva para o caso de não haver acordo político com o PSB.

O nome do senador, porém, passa por uma resistência natural na ala dos Ferreira Gomes. Isso porque, se Pimentel deixar o Senador Federal para assumir compromissos políticos em Fortaleza, um dos principais inimigos de Cid, Sérgio Novais (PSB), assume o mandato de Pimentel, em Brasília, e pode se tornar um complicador para a gestão de Cid.

As recentes declarações de Cid, porém, reforçam essa resistência ao nome de Pimentel. Ontem, Cid reafirmou que considera legitimo que o candidato da aliança seja do PT, mas ressaltou que não apoiará “qualquer candidato” imposto pelo PT.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Povo



Cobranças, farpas e acusações trocadas entre o senador José Pimentel (PT), até então o "candidato reserva" da prefeita Luizianne Lins em Fortaleza, e os Ferreiras Gomes, mostram que a coligação está à beira do colapso

Um dia de embates públicos, com críticas e ataques violentos entre aliados, coloco a aliança PT-PSB à beira do rompimento, em Fortaleza. Logo pela manhã, o governador Cid Gomes (PSB) reagiu duramente às declarações do senador José Pimentel (PT), que havia falado que verbas federais previstas para o Ceará estariam sendo devolvidas aos cofres da União.



 Isso estaria comprometendo a realização de programas como o Minha Casa, Minha Vida e a implantação da refinaria. “Entendi essa fala do Pimentel como uma declaração de guerra”, afirmou Cid, em encontro na Associação dos Jovens Empresários.

A reação de Cid vem em um momento de forte tensão entre os dois partidos. Há poucas semanas, a prefeita Luizianne Lins disse que Pimentel poderia ser o candidato à Prefeitura. A ideia causou mal estar no governo porque o primeiro suplente de Pimentel é Sérgio Novais, principal adversário dos irmãos Ferreira Gomes no PSB. Na semana passada, Ivo Gomes, chefe do gabinete do governador, fez duras críticas à Prefeitura e disse que o governo não passaria as unidades de pronto atendimento (UPAs) para a administração municipal por não ter “confiança” nela. Ivo também disse que a Prefeitura atrapalha diversas intervenções do Governo do Estado na Capital. As críticas foram reforçadas pelo ex-governador Ciro Gomes, também irmão de Cid. Na quarta-feira, foi a vez de Pimentel criticar o Governo em uma entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

Ontem, em quase 9 minutos em um vídeo publicado no O POVO On Line, Cid disse que ligou para o próprio Pimentel para pedir esclarecimentos. “Fiquei profundamente incomodado”, disse. “Não há devolução de dinheiro. É mentira, mentira”, disse pouco depois. Cid rebateu os exemplos dados por Pimentel. “Estou quase falando sozinho no meu partido (em favor da manutenção do apoio ao PT)”, lembrou.

A reação foi instantânea. No PSB, várias manifestações puxaram a linha do rompimento. Sem Cid como intermediário, a possibilidade de uma coligação fica cada vez mais remota. No PT, os “bombeiros” entraram em campo para tentar apagar o incêndio. Eles sabem que o sucesso ou não dessa operação será decisivo para os rumos da eleição na Capital.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Principal fiador da aliança PSB-PT no Governo do Estado, Cid Gomes, além de ser governador, é o presidente do partido no Ceará. Fica a expectativa sobre seus posicionamentos daqui para frente.

Saiba mais

As declarações do governador Cid Gomes (PSB) e do senador José Pimentel (PT) sobre possível devolução de verbas federais destinadas ao Ceará, criaram mal estar entre os parlamentares que compõe a base governista na Assembleia Legislativa.

Durante a sessão plenária de ontem, parlamentares da base manifestaram o desejo de rompimento da aliança entre PT e PSB na Capital.

- O líder do bloco PT-PSB-PMDB, deputado Welington Landim (PSB), disse esperar um esclarecimento por parte de Pimentel, e afirmou que o governador tem razão.

Para Landim, Pimentel fez “críticas que não são verdadeiras”. “Eu não sei o que passou na cabeça do Pimentel. Ele é estudioso, mas equivocou-se”, disse.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Povo



O que será que Tasso Jereissati estaria pensando agora, ao saber da briga do governador Cid Gomes (PSB) com o senador José Pimentel (PT), que teve apoio eleitoral dos Ferrdeira Gomes para derrotar o tucano?
Assessores e amigos próximos do ex-senador instados pelo Blog preferem nada comentar. Mas alguns deixam claro que o melhor remédio na política é o velho adágio que diz: “Nada como um dia atrás do outro”.
DETALHE – Pimentel criticou o Governo do Estado por ter devolvido recursos federais por falta de projetos. Cid reagiu e o chamou de mentiroso.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog Eliomar de Lima


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta noite de quinta-feira, 16, um habeas corpus em favor do prefeito afastado de Senador Pompeu, Antonio Teixeira. Ele atendeu ao recurso do advogado Hélio Leitão.
Antonio Teixeira está  há cerca de 200 dias preso no Corpo de Bombeiros sob acusação de envolvimento no esquema fraudulento de licitações. Ele deverá ganhar liberdade nas próximas horas.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog Eliomar de Lima




A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 106 municípios cearenses, das 7 horas da manhã de quarta-feira (15) às 7 horas da manhã desta quinta-feira (16). O sistema causador das precipitações foi a Zona de Convergência Intertropical. Quando este fenômeno atua no Ceará, normalmente entre os meses de fevereiro e maio, fica estabelecido o período chuvoso no Estado. 
 
O maior registro de precipitação ocorreu no município de Madalena, no Sertão Central, onde choveu 81 milímetros. Na Capital, a chuva registrada foi inferior a 1mm. Choveu em todas as regiões do Estado, mas a metade norte teve precipitações mais significativas.
 
Previsão
 
Para esta sexta-feira (17), a previsão da Funceme é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões do Estado do Ceará. Nesta sexta-feira será divulgada a previsão do tempo para o período de Carnaval no Ceará.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Cnews



Estelionatário é preso pela PRF em Chorozinho
Homem costumava se passar por funcionário de bancos para aplicar golpes e lesar clientes
  
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve mais um foragido da justiça na manhã desta quinta-feira, 16. Trata-se de Rowgly Rener de Souza, 31 anos, contra quem havia mandado de prisão em aberto expedido pelo estado de Minas Gerais pelo crime de estelionato.
 
Rowgly de Souza já havia sido preso no Ceará em outubro de 2009. Contra o detido consta a acusação de se passar por funcionário de bancos para aplicar golpes e lesar clientes.
 
A prisão ocorreu por volta das 9 horas, no km 70 da BR-116, no município de Chorozinho.
 
O detido conduzia um automóvel VW Gol quando foi abordado por equipe da PRF que, após entrevista policial e verificação de antecedentes criminais, o identificou, efetuou a prisão e o conduziu à Delegacia de Polícia Civil.
 



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Cnews




PC Gusmão já negocia com o Ceará, diz jornalista


Com a saída de Dimas Filgueiras do comando técnico do Ceará, o retorno de PC Gusmão começa a ser especulado com mais ênfase. O próprio PC confirmou nesta quinta-feira (16), em contato com Tiago Medeiros, do blog Futebol Nordestino,  que seu procurador, Júlio Forte, está negociando com a diretoria do Vovô.
O treinador que levou o Ceará para a série A do Campeonato Brasileiro em 2009 tem boas expectativas para voltar a Porangabuçu. Ele disse que comandar o Vovô novamente seria um “presente”, ainda de acordo com Medeiros.
O deputado federal e conselheiro do alvinegro, André Figueiredo, confirmou que uma proposta oficial já foi encaminhada para PC Gusmão um contraprosta foi enviada de volta.  O único fator que pode inviabilizar a negociação é a questão financeira, porém, a diretoria está confiante em um acerto.

O último time que o técnico carioca esteve foi o Sport Recife. durante a Série B do ano passado. Atualmente, PC Gusmão está desempregado e as chances de desembarcar em Porangabuçu são reais.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Jangadeiro



 
O jornalista Anthony Shadid morreu nesta quinta-feira (16) aparentemente de um ataque de asma durante uma emissão de relatórios no leste da Síria, de acordo com o jornal The New York Times.

Segundo o jornal americano, não está confirmado como ou onde ele morreu. Tyler Hicks, um fotógrafo que estava com Shadid, foi quem levou seu corpo ao longo da fronteira para a Turquia.

Hicks disse que o colega transportava a medicação para a sua asma e apresentou alguns sintomas na manhã de quinta.

Em 2011, Shadid foi capturado na Líbia por forças pró-Kadhafi enquanto cobria o conflito no país com outros três colegas. O repórter era especialista na convertura dos conflitos do Oriente Médio.


Shadid ganhou dois prêmios Pulitzer, o mais prestigiado do jornalismo americano, por reportagem sobre o Iraque. O jornalista, de 43 anos, trabalhava para o The New York Times, e já passou, entre outros, por The Washington Post e The Boston Globe.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal G1



Enquanto as buscas para encontrar Elizângela não param, a Polícia Civil começou a ouvir a família da garçonete
Continua o mistério acerca do desaparecimento da garçonete Elizângela Ferreira da Silva, 36, que sumiu na manhã da última quarta-feira (15) depois de sair de casa, no bairro Cidade 2000 para uma caminhada na trilha do Parque do Cocó. Ontem, policiais militares, bombeiros, parentes, amigos e conhecidos da mulher fizeram novas buscas.


No entanto, o desespero dos familiares de Elizângela aumenta à medida que as horas passam e nenhuma informação sobre o paradeiro dela aparece. Durante todo o dia de ontem, dezenas de pessoas se reuniram no parque para ajudar nas buscas.

Segundo o major Marcus Costa, comandante da Companhia de Polícia do Meio Ambiente (CPMA), a procura pela mulher foi retomada pela manhã por policiais militares daquela unidade e integrantes da Associação dos Moradores da Cidade 2000.

No fim da manhã, equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com o auxilio de cães farejadores, iniciaram uma varredura em todo o Parque do Cocó. O soldado PM Joselino Alves revelou as dificuldades nas buscas. "Procuramos em uma vasta área de mangue. Cheguei a entrar em locais com água acima do joelho e não encontramos nenhum vestígio", disse.

Segundo o major Marcus Costa, quando a visibilidade diminuiu, por volta das 16 horas, a operação foi suspensa e deve ser retomada na manhã de hoje. O oficial ressaltou que as imagens das câmeras da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já estão sendo analisadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin), do órgão, em busca de pistas sobre o paradeiro de Elizângela Silva.

Diligências
Também na tarde de ontem, inspetores do 15º DP (Cidade 2000) fizeram diligências no trajeto percorrido pela garçonete até chegar ao parque.

Imagens das câmeras de um posto de combustível e de condomínios na Avenida Padre Antônio Tomaz foram analisadas pelos policiais, mas a mulher não aparece. O delegado Alízio Justa, que está a frente do caso, conversou com familiares de Elizângela durante toda a tarde de ontem.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



O corpo de um homem, sem identificação, aparentando ter entre 20 e 25 anos, foi encontrado, com o rosto crivado de balas, na manhã de ontem, em uma estrada carroçável, na comunidade do Toco, distrito de Mirambé, em Caucaia.

O crime, segundo a Polícia, deve sido praticado no começo da noite de anteontem, quando moradores ouviram vários estampidos. Devido à escuridão, eles preferiram não sair de casa.


Por volta de 8h20min de ontem, os policiais do 12ºBPM foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre um achado de cadáver.

Corpo
O desconhecido trajava uma camisa azul marinho, calça jeans preta, com manchas brancas e tênis brancos. Ao lado do corpo havia um boné de cor preta. Outro detalhe que chamou a atenção dos policiais e curiosos foi o fato de a calça do homem estar arreada. O diretor adjunto da DHPP, delegado Franco Pinheiro, esteve no local do crime, entretanto o fato de os moradores da região não terem reconhecido a vítima dificultou a elucidação do caso. Pelo modo como o desconhecido foi morto, os indícios apontam para uma suposta vingança, segundo Pinheiro.

Outros
Mais dois crimes de morte foram registrados na noite de ontem, em Fortaleza, segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança. Por volta de 19 horas, um homem foi morto, a tiro, na Rua Aroeiras, no bairro Passaré. A vítima (identidade não revelada) estava em um veículo quando foi baleada.

Já por volta de 20 horas, uma mulher foi baleada e morta no Planalto Ayrton Senna. Policiais da DHPP estiveram no local e iniciaram investigações para identificar os criminosos.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Jaguaribe. Um homem, apontado como autor de vários homicídios na Região do Vale do Jaguaribe, foi executado, na manhã de ontem, dentro de um veículo, no quilômetro 309 da BR-116, neste Município (distante 291 Km de Fortaleza). Outro ocupante do automóvel também foi baleado, mas, segundo a Polícia, não corre risco de morte.

A vítima foi identificada como Wilton Wagner Cavalcante da Silva, 35. Segundo a Polícia, ele que cumpria pena no regime semiaberto, trafegava num veículo Ford Fiesta, acompanhado do sogro dele e de outras duas pessoas, quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por dois pistoleiros que estavam em uma motocicleta.


Wilton Cavalcante foi atingido na cabeça e morreu quando era levado para o hospital. Alfredo da Silva, 60, sogro dele, foi baleado de raspão nas costas. O delegado de Jaguaribe Edmar Beserra Granja, esteve no local da pistolagem e iniciou as investigações. Cápsulas de pistola calibre Ponto 40 foram apreendidas (Colaborou, Richard Lopes).



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Acontece no começo da manhã desta sexta-feira o embarque de aproximadamente 1.400 policiais militares para o Interior do Estado. O ato acontece a partir das 8 horas no Colégio da Polícia Militar, situado na Avenida Mister Hull, bairro Antônio Bezerra. O efetivo seguirá para diversas cidades interioranas onde será registrado o maior fluxo de foliões durante o Carnaval.

Segundo o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, neste ano, houve um acréscimo de 36 por cento na quantidade de policiais que estarão integrados na operação em comparação ao Carnaval do ano passado.

Durante o ´feriadão, serão 8.696 policiais militares trabalhando
para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado, com atenção especial para Municípios como Beberibe, Aquiraz, Aracati, São Benedito, Paracuru, Caucaia, Camocim e outros. No Interior a tropa é de 4.289 homens. Na Capital, 4.367.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



O senador José Pimentel encaminhou nota para esclarecer suas declarações que geraram a briga
"Leia o Diário do Nordeste de hoje (ontem) " disse o governador Cid Gomes para um jovem empresário que lhe perguntou sobre as declarações do senador José Pimentel, manchete deste jornal na última quarta-feira, sobre o fato de recursos da União terem retornados por falta de condições de aplicação no Estado, tanto na refinaria quanto no projeto Mina Casa, Minha Vida.

"A mim parece uma declaração de guerra" essas declarações do Pimentel, disse Cid, no encontro com os representantes da Associação dos Jovens Empresários do Ceará, antes de repetir o que havia dito no dia anterior. "Estou quase falando sozinho no meu partido (PSB), defendendo a manutenção da aliança com o PT ai vem uma declaração dessa que me parece uma declaração de guerra", enfatizou, lembrando a posição dos seus correligionários contra a aliança com a prefeita Luizianne Lins, para a disputa da Prefeitura, neste ano.


Repetindo que não há quem mais defenda o Governo Dilma e o Lula do que ele, Cid Gomes voltou a dizer que o senador "mentiu". "Pimentel não é nenhum simples. Ele é um senador da República. Para mim essa história dele "foi o limite".

Nota
Cid disse aos empresários que não gosta de briga, aceita críticas, pois tem a consciência que é um servidor público, principalmente se a crítica for de uma pessoa simples que "o Pimentel não é" e sabe que a realidade é diferente do que ele afirmou.

No mesmo momento em que o governador falava para os empresários jovens e repetia o que disse ao senador na ligação telefônica que fez na quarta-feira à tarde para Pimentel, na Assembleia Legislativa os deputados repercutiam a manchete do Diário do Nordeste com as declaração do governador.

Apesar de o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT) dizer que foi um equívoco por parte de Pimentel, o senador, através de nota enviada à imprensa, reafirmou suas declarações. "Declarei o que é fato: existem recursos federais disponíveis que não foram utilizados. Esse não é apenas um problema local e reconheço que depende de vários fatores, muitas vezes complexos. A nossa intenção é agilizar os processos, contribuindo com o governo do Estado e as prefeituras na execução dos programas e metas, como sempre fizemos".

A nota diz ainda: "Reafirmo o meu apoio incondicional para que o povo cearense realize o sonho de ver a refinaria da Petrobras operando o quanto antes. Para isso, temos um projeto em andamento no Estado do Ceará, fruto da conjugação de forças que elegeu Cid Gomes duas vezes governador e reelegeu a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Um projeto vitorioso, inovador e que tem levado o Estado do Ceará a um desenvolvimento acelerado".

Também acreditando que Pimentel se equivocou, o deputado Welington Landim (PSB), líder do bloco PT-PSB na Assembleia, explicou que o dinheiro para a refinaria vem da Petrobras e não da União, por isso assevera que nunca vai chegar aos cofres do Estado o dinheiro para o empreendimento. "É um dinheiro da Petrobras e não da União. E isso acaba essa polêmica". Em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida, o parlamentar explicou que ele está sendo executado nos municípios inscritos com até 50 mil habitantes, como havia afirmado o governador, no dia anterior.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Devido ao impasse entre Cid e Pimentel, os deputados discutiram a manutenção da aliança entre PT e PSB em 2012
A resposta do governador Cid Gomes (PSB) às afirmações do senador José Pimentel (PT), de que recursos da União destinados ao Estado estariam voltando, foi o assunto do dia ontem, na Assembleia Legislativa. As declarações duras de Cid Gomes levaram os deputados a questionar a aliança entre PT e PSB. A maioria dos parlamentares defendeu o governador, até mesmo os de oposição, acreditando que Pimentel foi "infeliz" em suas afirmações.


Para Cid Gomes, José Pimentel "extrapolou, exagerou e mentiu". Além disso, na manhã de ontem, durante evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o governador classificou a fala de Pimentel como uma "declaração de guerra".

Para muitos deputados, esse episódio é mais uma prova de que a aliança entre PSB e PT está desgastada e que nunca houve "amor" nessa união, mas apenas interesses. "Já esperava por isso. Sabia que aliança não ia dar certo", apontou a deputada estadual Patrícia Saboya (PDT).

"Fui vítima. Saí do partido (PSB) porque não tinha legenda para disputar as eleições (de 2008). Naquela ocasião, Cid Gomes achou que devia ficar ao lado da gratidão que tinha por Luizianne Lins. Em política não se faz assim, não se faz nada por gratidão, mas pensando no povo", alegou Patrícia.

Ameaçando
Agora, a deputada diz que o PT está "ameaçando com uma faca" o PSB, cogitando colocar como candidato à Prefeitura de Fortaleza, José Pimentel, o que renderia a Sérgio Novais, um dos principais rivais dos Ferreira Gomes, a vaga de Pimentel no Senado, já que Novais é suplente do petista. "Todo mundo sabe disso", acrescentou Patrícia.

Para a pedetista, o senador Pimentel "marcou um gol contra seu povo e seu Estado". "Senador, o senhor foi eleito para ajudar o povo do Ceará, não foi para ser brincadeira na mão do Lula, da Dilma e nem do PT", opinou, declarando ter saudade de Tasso Jereissati no Senado. "Ai que falta faz esse homem. Ô homem bom para o Ceará", declarou.

Patrícia Saboya não foi a única a reprovar a fala de Pimentel. O deputado Ely Aguiar (PSDC) também saiu em defesa dde Cid Gomes, afirmando não existir nenhuma pendência do Estado no que pese a questão da Refinaria. "Isso para o governador é desgastante. Dizer que ele não trabalha? Trabalha e trabalha muito. Como se cospe no prato que comeu?", questionou, pontuando que Pimentel foi eleito senador com a ajuda de Cid Gomes.

Para Ely Aguiar, a aliança entre PT e PSB sempre foi marcada por "desencontro de informações, agressões e deboche". "Pimentel disse que o governo Cid Gomes é incompetente porque deixa recursos federais retornarem à Brasília por falta de projetos. Aí o governador chama Pimentel de mentiroso. Que acordo é esse?", perguntou.

O deputado Heitor Férrer (PDT), que compõe a oposição na Assembleia, sugeriu aos colegas convocar Pimentel para dar as devidas explicações sobre essa questão de recursos que estariam sendo devolvidos para a União por falta de projetos.

Apesar de ser o opositor mais ferrenho do Governo Cid Gomes, hoje, na Assembleia, Férrer disse acreditar que o gestor jamais mentiria numa situação como essa e o mesmo pode ser aplicado ao senador petista.

"E nós deputados? Qual a verdade que fica para esta Casa? A verdade do senador e a mentira do governador ou a mentira do senador e a verdade do governador? O que nós vamos dizer ao povo do Ceará?", questionou, reforçando que a responsabilidade da Assembleia é chamar o senador e pedir explicações.

Defesa
O deputado estadual Roberto Mesquita (PV), também membro da oposição na Assembleia, saiu em defesa do governador. "Um homem trabalhador que procura fazer com que cada centavo do Estado seja elevado à máxima potência", opinou, pedindo a José Pimentel que seja um senador do Ceará e não do ex-presidente Lula.

O deputado estadual Perboyre Diógenes (PMDB) acredita que Pimentel foi infeliz na sua declaração, pois mentiu. Segundo Perboyre, o senador falou para agradar à prefeita Luizianne Lins e o PT. "Foi um casamento importante entre Cid Gomes e Luizianne Lins, mas chegou ao fim. O PSB tem que ter candidato, pois se com Luizianne é difícil dar certo, imagine com um poste", ressaltou o parlamentar.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Beber e dirigir é a maior causa de mortes nas rodovias. Na viagem do feriado, motoristas devem estar atentos
Limoeiro do Norte As condições nas rodovias no Estado estão melhores, com aumento do efetivo de agentes fiscalizadores, o que facilita o acesso aos roteiros da folia. Porém, o número de acidentes também tem aumentado no Ceará neste período. E não bastassem os trechos rodoviários em que ainda predominam buraco, mato e animais, o excesso de velocidade, a ingestão de bebida alcoólica e outras imprudências são as maiores causas de acidentes e mortes de quem não soube brincar na folia.
 Amanhã e quarta-feira de cinzas são considerados os dias mais críticos. Cerca de 800 agentes das Polícias Rodoviárias estadual e federal farão a fiscalização, além de 300 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Confira os trechos que merecem cuidado de trafegabilidade, mas o alerta de nada servirá se o próprio motorista não fizer a sua parte. Queira ou não, as estatísticas da quarta-feira de cinzas vão comprovar essa preocupação.

Já que sol e mar são a tônica dos carnavais, os acessos ao litoral são os mais cobrados neste período. Para o Litoral Oeste, o tráfego maior é nas rodovias CE-085 e na BR-222, que também liga aos Municípios do Norte e do Vale do Acaraú. A rodovia estadual está com boas condições de tráfego e bem sinalizada. Já a federal saiu do estado péssimo de 2011, mas as obras de recuperação ainda continuam e exigem maior atenção dos motoristas. Em alguns pontos há desvio de tráfego. E buracos ainda são encontrados em maior número próximo aos Municípios da fronteira com o Piauí.

Para o Litoral Leste, a situação é mais tranquila, especialmente com a duplicação de mais um trecho da CE-040, o que facilita sobremaneira o escoamento de veículo nos pontos onde tradicionalmente registram os maiores congestionamentos. A rodovia está duplicada até Beberibe. Quem seguir adiante para Aracati vai cruzar na BR-304, que está em boas condições. Apesar da obra não estar concluída, a ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, está liberada com três faixas.

A BR-116 vai sempre exigir muita atenção. Por ser a maior rodovia que corta o Ceará, é comum encontrar trechos em boas condições, regulares e mesmo com buracos ou obras. O maior cuidado está no início (entre Fortaleza e Horizonte) e ao sul do Ceará, com registro de buracos e mato na pista. E atenção: com o início da estação chuvosa aumenta o número de animais na pista. Principalmente à noite, eles fogem do frio e dos mosquitos do matagal em direção ao calor do asfalto.

Na região centro-sul do Estado, a BR-230 exige maior atenção no trecho próximo a Várzea Alegre, entre os quilômetros 80 e 115, pela quantidade de buracos. A via dá acesso à BR-116 já próximo à Paraíba. Poderá haverá congestionamentos.

Acidentes
Entre 2008 e 2010 houve crescimento no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito no Ceará durante o período do carnaval. Beber e dirigir é a maior causa de mortes. E quanto mais gente na pista, os riscos só aumentam - cresce a uma taxa de 11% ao ano a frota de veículos no Ceará. Em 2008 foram 237 vítimas em acidentes, em 2011 foram 312 vítimas. Também no ano passado foram 60 feridos em acidentes nas rodovias federais no Ceará. A Polícia Rodoviária Federal está com efetivo de 350 agentes na Operação Carnaval, e 450 policiais rodoviários estaduais em mais de 120 pontos de fiscalização, notadamente os mais próximos das maiores concentrações de festas. Além disso, o Detran atuará com 300 servidores em 238 operações de fiscalizações.

80 mil foliões saem pela rodoviária de Fortaleza
Agentes de trânsito e policiais já estão de plantão e têm feito campanhas por um carnaval mais seguro nas estradas. As dicas vão de não frear em poças dágua e não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. O Detran realizará fiscalizações nos acessos a 55 Municípios do Ceará. Também é maior o fluxo de ônibus intermunicipais ligando Capital e Interior.

Os passageiros devem denunciar ônibus que estejam na estrada com mais de nove passageiros em pé, o máximo permitido nesse fim de semana - nos demais dias do ano são proibidas viagens em pé. Cerca de 80 mil pessoas devem deixar Fortaleza pela rodoviária, 20% a mais que no ano passado.

Emanuel Carneiro, de Limoeiro do Norte, vai viajar e está "com tudo ok" para levar a família para Beberibe. Fez a revisão mecânica no carro, verificou a documentação (dele e do carro), mas assim como quer viajar cedo quer também retornar cedo. "Talvez na segunda-feira", comenta. Durante o feriado, 45 funcionários do Detran estarão nos Distritos Operacionais (D.O) à disposição em caso de problemas nas estradas, como acidentes e animais na pista. Na campanha por um carnaval seguro, o Detran orienta o motorista a nunca frear em poças d´água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem. Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente. No caso de viagens longas, deve-se descansar bastantes antes de dirigir. Importante também verificar o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

No caso de acidentes, antes de prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança, para não ser mais uma vítima. Tente avisar à Polícia Rodoviária. Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. No caso de chover na estrada, se o carro deslizar sobre uma lâmina de água, não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe reduzir a velocidade até você sentir que as rodas adquiriram contato com o piso.


O Detran atua com 300 servidores em 238 operações de fiscalização e munidos de bafômetro. Nas praias haverá equipes volantes. As fiscalizações serão mais intensas nas rodovias que fazem acesso a 55 Municípios do Estado: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, Jijoca, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Icó, Orós, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Brejo Santo, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste e São Luiz do Curu.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Em meio à expectativa pela renúncia de Ricardo Teixeira, tetracampeão mundial é anunciado na organização do Mundial
Enquanto cresce a expectativa pela renúncia de Ricardo Teixeira à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade anunciou ontem que o ex-atacante e deputado estadual Bebeto (PDT/RJ) será o terceiro e último membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.


Bebeto vai se juntar a Ricardo Teixeira, também presidente do COL, e ao ex-atacante Ronaldo na organização da Copa.

Bebeto disputou três Copas do Mundo pela Seleção em 1990, na Itália, 1994, nos Estados Unidos, e 1998, na França. Ele foi campeão mundial em 94 e vice-campeão em 1998.

A vaga estava disponível havia meses e era endereçada a Romário. Esperava-se apenas um gesto de aprovação do baixinho para que o convite lhe fosse feito, mas como Romário manteve posição crítica à Ricardo Teixeira, perdeu a vez para Bebeto.

Crise
A chegada de Bebeto acontece em meio à crise que está instalada dentro da CBF. Tida como iminente para os dirigentes das federações estaduais de futebol, a queda de Ricardo Teixeira originou uma briga regionalista pelo comando da CBF.

Presidentes de federações já articulam uma união para definir como será a sucessão na CBF. Se a saída de Teixeira se confirmar e for cumprido à risca o estatuto da entidade, o vice-presidente mais idoso assume o cargo, no caso, José Maria Marin, ex-governador paulista.

CBF nega
O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, voltou a dizer que "oficialmente" não existe nada sobre a saída de Ricardo Teixeira da confederação, do comitê ou de ambos.

"Estamos trabalhando normalmente. A pessoa que está no comando está no comando", disse Paiva. "Só trabalhamos com fatos. Não posso ficar lidando com especulação", continuou.

Bebeto, que ganhou de aniversário o cargo - completou 48 anos ontem -, contou ter recebido de Ricardo Teixeira o convite para assumir o cargo.

Bebeto aproveitou para defender o dirigente. "Não passa pela minha cabeça o presidente sair. Eu o vi feliz, contente, conversando com todos", disse. "Espero que continue fazendo esse trabalho, que tem sido importante para todos nós e para o povo brasileiro", emendou.

Ronaldo diz que Teixeira fica
Integrante do conselho de administração do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), Ronaldo saiu em defesa de Ricardo Teixeira, presidente do órgão e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O craque garantiu que o dirigente não vai renunciar ao cargo no COL nos próximos dias, como tem crescido a pressão para que isso ocorra. "O presidente continua. É o que nos foi passado".

Ronaldo e Bebeto passaram a manhã de ontem reunidos com Teixeira na sede do COL, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O Fenômeno defendeu o dirigente, à frente da CBF desde 1989. "Querendo ou não, com os inimigos que ele possa ter ou não, ele foi o cara que trouxe a Copa do Mundo ao Brasil e devemos muito a ele", declarou.

O atacante, porém, não garantiu por quanto tempo pode durar a permanência do dirigente. "A princípio, fica do jeito que está e ninguém sabe o que vai acontecer lá na frente. Não sabemos o futuro", prosseguiu. "Na minha opinião, será uma pena se isso realmente acontecer", opinou, sobre a renúncia.

No encontro com os dois, o presidente da CBF e do COL não deu detalhes sobre o futuro da entidade. Após o encontro, o Fenômeno confirmou: "Ele não comentou nada sobre os boatos".

Em dezembro do ano passado, Ronaldo assumiu posto no COL, em meio a uma luta por poder contra Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Ronaldo é o nome mais forte para suceder o cartola no comitê. Ontem, ele e Bebeto e pareciam afinados no discurso: ambos desconversaram sobre eventual saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF.

Denúncias
A pressão para que o mandatário da CBF deixe os dois postos aumentou esta semana, após denúncias de ligações de Teixeira com a empresa investigada por superfaturar um amistoso entre Brasil e Portugal, no Distrito Federal, em 2008.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



O meia de 38 anos tenta conquistar a torcida tricolor com as mesmas qualidades que cativaram os alvinegros
As cores das trancinhas e da camisa mudaram, mas Geraldo continua o mesmo: líder dentro e fora de campo e com um carisma incomum junto à torcida.

O agora G-38 - em alusão a idade recém completada - surpreendeu ao acertar com o Fortaleza, maior rival do Ceará, clube com o qual tinha grande identificação. Rapidamente, venceu a desconfiança quanto a sua efetividade dentro de campo. Bastaram quatro jogos e três gols para conquistar a torcida tricolor. Mas além do favorável retrospecto - foram só vitórias -, as características que conquistaram a torcida do Leão são as mesmas que cativaram a do Ceará num período anterior: liderança dentro e fora de campo e uma entrega incomum à camisa que veste.


O presidente do clube, Osmar Baquit, rendeu-se ao veterano. "O Geraldo é um ser humano fantástico. Ele se incorporou ao grupo e hoje é um dos principais líderes dentro e fora de campo".

Contratado como Garoto Propaganda para alavancar o projeto de Sócios Torcedores do Leão, Geraldo venceu logo a desconfiança de muitos que acreditavam que seu sucesso se limitaria apenas ao marketing. "A diretoria acreditou em mim e estou correspondendo. Vim para jogar e não para ser um garoto do marketing, O projeto dos sócios é só mais um dever como funcionário do clube, mas o meu negócio é dentro de campo. Já mostrei que sou guerreiro e me dedico demais a este clube".

Nova história
O G-38 chegou ao Fortaleza falando em um novo ciclo na carreira. Nas entrelinhas, o jogador quis dizer que sua passagem pelo Alvinegro tinha ficado no passado. "Estou feliz no Fortaleza e disse isso desde quando cheguei aqui. Vim para construir uma nova história. Não tenho o que falar nada de ninguém".

E no reencontro com o ex-clube, no último domingo, momentos após ter ajudado o Leão a vencer a partida, o meia descartou qualquer resposta à torcida do Vovô. Cuidadoso nas declarações, Geraldo não quis polemizar. "Sou um iluminado aos 38 anos, jogando um clássico como Fortaleza e Ceará. É bonito demais, quem entra sabe a satisfação. Já defendi o lado de lá e hoje estou no lado de cá, e ajudando o Leão a vencer", afirmou ele, que já teve a oportunidade de provar de dois lados da rivalidade vestindo as camisas de Náutico e Sport em Pernambuco, e Bahia e Vitória, na Bahia.

Indagado sobre o sentimento de vencer o Ceará no primeiro clássico com a camisa tricolor e comemorar efusivamente com a torcida do Leão, Geraldo, deixou escapar que o fato de a diretoria do Ceará ter ironizado sua tentativa de retornar ao Alvinegro serviu como motivação. "Enfatizaram muito meu jogo contra o Ceará, não foi só isso. Um jogo assim é muito mais. Ganhei pelo Fortaleza, mas se tivesse no outro lado também faria o melhor. Depois de tudo que se criou desde a minha volta, só eu sei o que estou sentindo depois dessa vitória", respondeu, sorrindo, provavelmente satisfeito por estar entrando de vez os corações tricolores.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste