Chefe de gabinete de Cid Gomes foi ao evento do Diretório do partido apresentar as obras do Estado na Capital
Embora o governador Cid Gomes admita estar empenhado em manter a aliança com o PT na disputa pela Prefeitura, na prática, o alinhamento entre Município e Estado é diferente. Prova disso é que, conforme o chefe de gabinete do Governo, Ivo Gomes, o Estado decidiu não entregar à gestão de Luizianne Lins as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que serão concluídas em Fortaleza.
Além disso, partidários como Ciro Gomes e Ivo Gomes têm tentado deixar claro o quão superior é o partido do governador diante da gestão petista, tanto que participaram de um evento do Diretório Municipal para mostrar aos filiados as dezenas de obras da Capital de autoria do Governo PSB.
No encontro, realizado na última quinta-feira, o chefe de gabinete do Governo, Ivo Gomes, apresentou aos candidatos a vereador do PSB uma longa lista com dezenas de obras realizadas em Fortaleza e em outras cidades do Interior. A ideia, conforme o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB), é dar uma espécie de "orientação" aos candidatos.
A ocasião, no entanto, também serviu para Ivo Gomes tecer uma série de críticas. Durante a palestra, que durou mais de uma hora, ele deixou claro que estava tentando evitar as reclamações contra a gestão petista, mas em um dos momentos desabafou: "Isso é pra vocês verem como a gente sofre calado". Ivo se referia ao impasse entre Governo e Prefeitura devido à Estação do Metrô da Parangaba quando Luizianne resolver tombar o local.
CoragemAntes disso, ao anunciar a construção de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Ceará, Ivo avisou que o Governo do Estado entregará todos os equipamentos às gestões municipais, exceto as seis que serão erguidas na Capital. "Nós não temos coragem de entregar (à Prefeitura de Fortaleza)", declarou o secretário após reclamar da situação da educação básica e da atenção primária à saúde.
Ivo afirmou que o Estado não vai ceder as UPAS "para político nenhum" e chegou a dizer, em tom animado, que na próxima gestão, quando o PSB estiver na Prefeitura, as unidades serão entregues. Isso porque, para o gestor, a maior parte dos cargos do Município são distribuídos a aliados e não a técnicos. "Quem vai gerir as UPAS (em Fortaleza) é o Governo do Estado. Não vamos entregar a políticos. Não serão feudo de ninguém", disse.
Durante sua palestra, Ivo Gomes mostrou os números relacionados às obras do Castelão e do Ginásio Poliesportivo; da Academia de Polícia; da Perícia Forense; falou da atuação do Ronda do Quarteirão; das escolas estaduais; da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas; Policlínicas; dos hospitais do Ceará e outros.
Números
O ex-deputado federal Ciro Gomes assistiu da plateia toda a apresentação do secretário estadual, Ivo Gomes, no entanto passou a maior parte do tempo interagindo com o irmão sobre os números, as obras e experiências da administração do PSB, citando, em diferentes momentos, atuações da época em que foi Prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.
Diante da recusa de Ivo Gomes em falar com a imprensa, foi Ciro quem se ofereceu para dar entrevista, momento em que se mostrou totalmente sintonizado com Ivo Gomes em relação às críticas à gestão petista e aos elogios ao Estado. Entretanto, depois de reafirmar várias vezes a sua vontade de ver o PSB disputar a Prefeitura, admitiu que, provavelmente, a legenda marchará com o PT.
As críticas, no entanto, não cessaram. Ao ser questionado sobre os nomes que o PT diz ter para disputar a Prefeitura, Ciro Gomes garantiu que tem "simpatia por todos os nomes do PT", mas depois de muita reclamação, concluiu uma de suas falas aconselhando a quem concordar com a administração, se preparar para votar no poste que a prefeita escolher como candidato. "Quem estiver satisfeito, vota nele (no PT), vota no poste que ela (Luizianne) vai indicar".
AnistiaCiro Gomes voltou a fazer críticas à paralisação da Polícia Militar, no mês passado, chamando de "bandidos fardados" parte dos integrantes do movimento e se postando contra a anistia aprovada na Assembleia Legislativa, sob orientação do Governo, na quinta-feira, para os policiais grevistas. "Eu sou contra e acho que dá (anistia) é ilegal", declarou Ciro, justificando que entende a postura de Cid de querer evitar derramamento de sangue.
Entre os filiados presentes, alguns chegaram a tirar dúvidas na hora da rápida fala de Ciro Gomes e durante a palestra de Ivo. Pré-candidatos pediram que o partido mantenha contato constante com os postulantes. Isso porque na última eleição, devido à coligação, muitos perderam a chance de disputar por conta do espaço cedido a outras siglas. Sobre as obras, as intervenções dos pré-candidatos se concentraram em dúvidas acerca de prazos de entregas, assim como elogios à atuação do PSB.
DiretórioO evento de quinta-feira foi o lançamento do Atitude 40, uma espécie de agenda do PSB destinada a falar sobre a atuação da sigla, ouvindo a população sobre temas como educação, saúde, lazer, segurança. O presidente municipal, Karlo Kardoso, disse que não é hora de discutir nomes majoritários para o pleito e avisou que o objetivo é construir um plano para Fortaleza.
Postada - Gomes Silveira
Fonte:Matéria Extraida do Portal Diário do Nordeste