CERTA
Postagens populares
-
A revista Playboy divulgou nesta terça-feira, 6, fotos de Valentina Francavilla. A assistente de palco do Programa do Ratinho é capa da ediç...
-
Choró - A técnica em enfermagem Tábata Diávina, 24 anos, é a musa desta semana do D...
-
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (09), às 8h30min, a ré Catiana Silva do Carmo. Segundo d...
-
Um tiroteio ocorrido na madrugada de ontem, nos becos e vielas da Favela Baixa Pau, na comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, termin...
-
Ei a capa da Playboy de fevereiro. Traz Jéssica Amaral, o bumbum mais bonito do Brasil, além de matéria especial sobre o Carnaval. Aprovou a...
-
MUSA do BLOG > Turismo pelas lindas curvas de Andréa Ellen Quixadá - Ela tem 21 anos, 1,74m de altura, é formada em Guia d...
-
Na próxima quarta-feira, dia 30, a Lojas Americanas vai inaugurar a primeira unidade em Quixadá, no sertão central do C...
-
Um triplo assassinato foi registrado, na tarde de ontem, na localidade de Sítio Macacos, na zona rural do de Pacatuba (Região Metropolitana ...
-
Quixeramobim - Os alunos do curso de Edificações da Escola Profissionalizante Dout...
-
Imagem é uma das mais comentadas depois do sucesso de Luíza. Uma imagem da Pedra da Galinha Choca, situada na cidade de Quixadá, no Se...
Blog Archive
-
▼
2012
(2162)
-
▼
fevereiro
(994)
-
▼
fev. 16
(64)
- No PV - Crato vence e complica ainda mais o Ferrov...
- No Romeirão - Horizonte perde fora e se mantém em ...
- Kevin Costner deve discursar em funeral de Whitney...
- Maioria do Supremo decide pela validade da Lei da ...
- Justiça condena Lindemberg Alves a 98 anos e 10 me...
- Um líder à beira de uma crise de identidade?
- Diretoria do Ceará se reúne para definição de novo...
- Partidos cearenses já pensam no que fazer com cand...
- Programa "Pânico na TV" agora é da Band
- Prefeitura realizou coletiva de imprensa do Carnav...
- Maioria dos ministros do STF vota pela aplicação d...
- Queda de bimotor de táxi aéreo no Pará deixa quatr...
- Morre Milton Luiz Pereira, ex-ministro do Superior...
- José Dirceu diz que Serra é o candidato que a mídi...
- Cid não vai intervir na decisão do MP de investiga...
- "BBB 12": Laisa e Yuri fazem sexo no quarto do líd...
- Pimentel manda nota para Blog sobre polêmica com C...
- Luizianne ameniza polêmica entre Pimentel e Cid
- Jogada Dimas entrega o cargo e não é mais treinado...
- Saúde e Prevenção de doenças na escola
- OPERÁRIOS do CRIME - PM captura quadrilha de assal...
- Cid avalia como declaração de guerra fala de Pimentel
- Patrícia Saboya: Pimentel marcou gol contra
- Soraya Victor é a relatora das contas de 2011 do G...
- Na marca do pênalti – Ricardo Teixeira teria receb...
- Cidista diz que PSB está mesmo dividido sobre manu...
- Copa Monólitos define os últimos finalistas
- Presidente da Cagece visita obras de saneamento em...
- Faculdade Católica retoma as atividades do projeto...
- CHORÓ - População preocupada com vendavais
- CAMINHOS da FOLIA - Rodovias em bom estado para o ...
- AGROPACTO - Faltam informações e veterinários para...
- Feriadão - Faltam passagens para municípios mais p...
- Carnaval: Detran terá equipes volantes fiscalizand...
- Deputados criticam governo Cid por devolução de re...
- Pressão e risco de isolamento do PT
- Hospital Samaritano desmente morte de Chico Anysio
- Prefeita Luizianne Lins encerra o Ciclo de Debates...
- Prefeito e Secretário de Choró visitam canteiro de...
- Lindemberg: "Não estou aqui para dar show"
- Câmara de Quixadá, debate situação dos arrendatári...
- Quixadá - Festival Grito Rock: edição em Quixadá r...
- Na Bolívia, Santos perde uma série de gols e leva ...
- O julgamento foi suspenso porque já durava mais de...
- No lucro: com quatro volantes, Fla sai na frente, ...
- Emoção até o fim: com gol no último minuto, Timão ...
- Quixadá - DMT capacita novos agentes de trânsito
- Renascer 2012 divulga programação do evento
- Suplente é empossado na vaga de vereador cassado e...
- Dois empresários são sequestrados no município de ...
- Quixadá - Estudante que tentou matar porteiro, já ...
- Julgamento suspenso - Ficha limpa deve valer para ...
- Recursos federais - Para Cid, senador exagerou, me...
- Campanha eleitoral - Oposição alerta para favorec...
- Mistério - Mulher some no Parque do Cocó
- Tragédia familiar - Ancião executado pelo filho louco
- Extermínio - Pistoleiro é condenado a 14 anos de r...
- Matador - Preso acusado de ´rosário´ de crimes
- Pluviometria no Ceará - Vendaval causa prejuízo em...
- Vitória - Vovô reabilitado
- De virada - Leão vence e lidera
- Briga por vaga no G4 fica acirrada com vitórias de...
- 9ª rodada - Guarani (J) e Horizonte se enfrentam n...
- DESESPERO CORAL - ´Meio´ a zero tá valendo
-
▼
fev. 16
(64)
-
▼
fevereiro
(994)
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
Pesquisar este blog
Juazeiro do Norte A ocorrência de chuvas esparsas em todo Estado pegou de surpresa algumas regiões. As chuvas poderão se intensificar nos próximos dias, de acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Sertão Central, uma chuva de apenas 20mm em Choró, acompanhada de forte ventania, chegou a causar estragos em algumas casas e derrubar árvores. Mas, no Cariri, onde os agricultores se antecipam em plantar, mesmo com as chuvas da pré-estação, produtores já amargam o prejuízo dos primeiros dias do ano sem ocorrência de chuvas, praticamente. Alguns já somam perdas de até 80% do roçado e, se não chover até o início de março, com regularidade, poderá não haver safra de arroz por conta das chuvas tardias.
A chuva de 20 minutos, em Choró, foi suficiente para deixar apavorada a população do Município, que fica entre as cidades de Quixadá e Canindé. O fenômeno climatológico foi registrado noite da última terça-feira. Vários bairros ficaram às escuras por mais de duas horas. Telhados de casas a até da Igreja Matriz foram parcialmente danificados. Antenas parabólicas foram arrastadas dos telhados. A torre da rádio Pioneira FM, a única emissora da cidade, caiu. A de uma operadora de internet também. Algumas árvores tombaram.
Conforme o radialista Jonathas Oliveira, um dos comunicadores da rádio comunitária, muitas pessoas ficaram desesperadas. Algumas procuravam sintonizar a emissora para saber notícias sobre o vendaval. Em vão. A haste metálica partiu ao meio, afetada pela força do vento. Outras pessoas correram para a rua, com medo das casas desabarem.
Como a chuva foi rápida, à noite mesmo muitos curiosos seguiram para o Alto do Cruzeiro, uma das áreas residenciais mais afetadas. Outros saíram à procura dos parentes. A cidade está sem o seu principal veículo de comunicação, que deverá retornar ao ar apenas após o carnaval.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mesmo assim, muitos continuam preocupados. Parte da população Acredita na possibilidade das chuvas se tornarem mais intensas e fortes, acompanhadas das rajadas de vento.
Precipitações
Do dia 14 até a manhã de ontem, choveu em 33 Municípios do Ceará. A maior das chuvas foi registrada na Paraipaba, com 90mm, seguida de General Sampaio, com 25mm. Nas outras regiões, a chuva não passou dos 15mm. A Funceme prevê mais chuvas para os próximos dias, o que poderá se intensificar após o final de fevereiro. A previsão de muitos profetas da chuva é a mesma.
Para o meteorologista da Funceme Paulo José dos Santos, mesmo com as chuvas ainda mal distribuídas no Estado, poderá ter ocorrências nos próximos dias no Sertão Central, nas áreas da Ibiapaba e parte do Jaguaribe, Litoral Norte, Maciço de Baturité, além do Litoral de Fortaleza. No Cariri, foi registrada ocorrência apenas na cidade de Antonina do Norte, com 1,2 milímetros.
Entre tempos nublados e muito sol, os agricultores caririenses se encontram desestimulados, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Alves da Gama, "seu Tota". Ele afirma que muitos agricultores já se queixam dos prejuízos e não estão sequer preparando a terra para o próximo plantio, caso a chuva retorne.
Muitos agricultores chegaram a usar as sementes do programa Hora de Plantar, que foram distribuídas primeiro na região. Mesmo sem a orientação de Funceme para plantar nas chuvas da pré-estação, é costume na região os produtores plantarem com as primeiras chuvas de dezembro, como ocorreu no ano passado. Muita gente já estava colhendo o feijão verde no mês de março. Agora, a previsão é para maio, se houver um inverno regular.
O agricultor Pedro Francisco do Nascimento, de Crato, decidiu plantar feijão na primeira chuva de janeiro e perdeu grande parte do que cultivou. Para o pequeno produtor Luiz Braz, o prejuízo foi bem maior, chegou a 80% e se não chover nos próximos dias irá perder tudo.
De acordo com o técnico da Funceme, a situação de irregularidade poderá perdurar até o final do mês. "E aí, realmente poderemos ter chuvas mais intensas do final de fevereiro até o mês de maio, que fecha realmente o período de ocorrência das chuvas no estado", afirma.
Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246
Aldeota
Fortaleza
Telefone: (085) 3101-1088
A chuva de 20 minutos, em Choró, foi suficiente para deixar apavorada a população do Município, que fica entre as cidades de Quixadá e Canindé. O fenômeno climatológico foi registrado noite da última terça-feira. Vários bairros ficaram às escuras por mais de duas horas. Telhados de casas a até da Igreja Matriz foram parcialmente danificados. Antenas parabólicas foram arrastadas dos telhados. A torre da rádio Pioneira FM, a única emissora da cidade, caiu. A de uma operadora de internet também. Algumas árvores tombaram.
Conforme o radialista Jonathas Oliveira, um dos comunicadores da rádio comunitária, muitas pessoas ficaram desesperadas. Algumas procuravam sintonizar a emissora para saber notícias sobre o vendaval. Em vão. A haste metálica partiu ao meio, afetada pela força do vento. Outras pessoas correram para a rua, com medo das casas desabarem.
Como a chuva foi rápida, à noite mesmo muitos curiosos seguiram para o Alto do Cruzeiro, uma das áreas residenciais mais afetadas. Outros saíram à procura dos parentes. A cidade está sem o seu principal veículo de comunicação, que deverá retornar ao ar apenas após o carnaval.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mesmo assim, muitos continuam preocupados. Parte da população Acredita na possibilidade das chuvas se tornarem mais intensas e fortes, acompanhadas das rajadas de vento.
Precipitações
Do dia 14 até a manhã de ontem, choveu em 33 Municípios do Ceará. A maior das chuvas foi registrada na Paraipaba, com 90mm, seguida de General Sampaio, com 25mm. Nas outras regiões, a chuva não passou dos 15mm. A Funceme prevê mais chuvas para os próximos dias, o que poderá se intensificar após o final de fevereiro. A previsão de muitos profetas da chuva é a mesma.
Para o meteorologista da Funceme Paulo José dos Santos, mesmo com as chuvas ainda mal distribuídas no Estado, poderá ter ocorrências nos próximos dias no Sertão Central, nas áreas da Ibiapaba e parte do Jaguaribe, Litoral Norte, Maciço de Baturité, além do Litoral de Fortaleza. No Cariri, foi registrada ocorrência apenas na cidade de Antonina do Norte, com 1,2 milímetros.
Entre tempos nublados e muito sol, os agricultores caririenses se encontram desestimulados, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Alves da Gama, "seu Tota". Ele afirma que muitos agricultores já se queixam dos prejuízos e não estão sequer preparando a terra para o próximo plantio, caso a chuva retorne.
Muitos agricultores chegaram a usar as sementes do programa Hora de Plantar, que foram distribuídas primeiro na região. Mesmo sem a orientação de Funceme para plantar nas chuvas da pré-estação, é costume na região os produtores plantarem com as primeiras chuvas de dezembro, como ocorreu no ano passado. Muita gente já estava colhendo o feijão verde no mês de março. Agora, a previsão é para maio, se houver um inverno regular.
O agricultor Pedro Francisco do Nascimento, de Crato, decidiu plantar feijão na primeira chuva de janeiro e perdeu grande parte do que cultivou. Para o pequeno produtor Luiz Braz, o prejuízo foi bem maior, chegou a 80% e se não chover nos próximos dias irá perder tudo.
De acordo com o técnico da Funceme, a situação de irregularidade poderá perdurar até o final do mês. "E aí, realmente poderemos ter chuvas mais intensas do final de fevereiro até o mês de maio, que fecha realmente o período de ocorrência das chuvas no estado", afirma.
Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246
Aldeota
Fortaleza
Telefone: (085) 3101-1088
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
| |
0
comentários
Read more
0 comentários to "Pluviometria no Ceará - Vendaval causa prejuízo em Choró"
Postar um comentário