CERTA
Postagens populares
-
A revista Playboy divulgou nesta terça-feira, 6, fotos de Valentina Francavilla. A assistente de palco do Programa do Ratinho é capa da ediç...
-
Choró - A técnica em enfermagem Tábata Diávina, 24 anos, é a musa desta semana do D...
-
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (09), às 8h30min, a ré Catiana Silva do Carmo. Segundo d...
-
Um tiroteio ocorrido na madrugada de ontem, nos becos e vielas da Favela Baixa Pau, na comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, termin...
-
Ei a capa da Playboy de fevereiro. Traz Jéssica Amaral, o bumbum mais bonito do Brasil, além de matéria especial sobre o Carnaval. Aprovou a...
-
MUSA do BLOG > Turismo pelas lindas curvas de Andréa Ellen Quixadá - Ela tem 21 anos, 1,74m de altura, é formada em Guia d...
-
Na próxima quarta-feira, dia 30, a Lojas Americanas vai inaugurar a primeira unidade em Quixadá, no sertão central do C...
-
Um triplo assassinato foi registrado, na tarde de ontem, na localidade de Sítio Macacos, na zona rural do de Pacatuba (Região Metropolitana ...
-
Quixeramobim - Os alunos do curso de Edificações da Escola Profissionalizante Dout...
-
Imagem é uma das mais comentadas depois do sucesso de Luíza. Uma imagem da Pedra da Galinha Choca, situada na cidade de Quixadá, no Se...
Blog Archive
-
▼
2012
(2162)
-
▼
março
(387)
-
▼
mar. 05
(63)
- Médicos não descartam transplante para Gianecchini
- O Beijo na Dama de Ferro
- Dilma confirma para maio leilão da telefonia 4G
- Cliente baleado diz que vigia disparou após discus...
- Site divulga saída de Sol do Aviões; cantora desmente
- Saia justa na Copa do Mundo
- Ex-jogador do Corinthians é preso suspeito de abus...
- População de Sobral protesta contra morte de usuár...
- Policia prende assaltante em Quixeramobim
- Bomba: Roberto Carlos elimina rugas do rosto com c...
- Barra cai e atinge Dilma no pé durante entrevista ...
- Ex-chefe de gabinete do BNB depõe no caso "dólares...
- Réu no caso "dólares na cueca" depõe na Justiça
- Atriz global desiste de Zezé di Camargo e Luciano
- Números e classificação do Estadual após a 13ª rodada
- Motociclista morre ao perder controle de veículo
- Golpe - PT adere ao governo de Roberto Pessoa em M...
- Homem é achado morto e em estado de decomposição e...
- Chegadinha bancária: Assalto com refém é registrad...
- Ex-prefeito de Poranga é condenado a 5 anos de rec...
- Ceará confirma contratação de zagueiro Thiego
- Pimentel e Eunício disputam relatoria do Funpresp
- Fortaleza anuncia atacante argentino Gustavo Savoia
- Cid não colocou obstáculos para candidatura do PCd...
- PDT confirma Heitor Férrer como pré-candidato em F...
- Policia - Motociclista perde o controle, cai da mo...
- Homem bêbado e sem habilitação atropela 4 em bicic...
- Réus no caso "Dólares na cueca" serão ouvidos hoje...
- PSD cogita formar bloco com PSB na Câmara
- Dinheiro levado de assalto em Acopiara foi recuper...
- Grupo do PMDB divulga manifesto contra PT nesta 3ª...
- Sucessão em Fortaleza – Cid teria um Plano B ou C?
- TRÁFICO - Corpo crivado de balas encontrado em Ban...
- Policia - Assaltante obriga mulher a amarrar o mar...
- Policia - Radialista crateuense Jorge Cury sofre g...
- Cariri - Fortes chuvas voltam a causar destruição ...
- Sucessão em Fortaleza – Deputado diz que seguirá a...
- Politica - Ciro diz que Cid Gomes é voz isolada no...
- Homem é morto dentro de casa durante tentativa de ...
- Canarinho faz amistoso em busca de se aperfeiçoar
- Homem é executado com seis tiros de pistola em Ban...
- PSB desaprova aproximação de diretório paulista a ...
- 'Ficha limpa é uma roleta russa. Fará vítimas para...
- Ciro acusa aliados de vingança contra a faxina pro...
- Tite se revolta com cusparadas e reclama: "estou f...
- Saúde - No caminho certo
- Quixadá - Quixadá e a nossa Juventude
- Ano eleitoral - AL atenta a pronunciamentos
- Kits sanitários - Lacuna no regimento dificulta in...
- Forró e futebol
- Chávez confirma retorno de câncer e diz que fará r...
- Eleições em Fortaleza - Ciro garante que PSB terá ...
- Wesley Safadão participa do novo CD de Simone e Si...
- Assessor da Presidência chama Valcke de ‘vagabundo’
- Vladimir Putin comemora vitória nas eleições presi...
- Rondônia - Raupp acusado de pagar por notícia
- Chefe da quadrilha do assalto ao BB de Catarina é ...
- SENADOR POMPEU - PF investiga mais desvio de verbas
- EM SOBRAL - Morte de homem provoca confusão
- Em Macaé - Mengo supera susto e vence
- GuaraJu vence Itapipoca e Tiradentes não sai do em...
- Após Veranico -Volta a chover com intensidade
- VIOLÊNCIA EM ICAPUÍ - Delegacia atacada após assas...
-
▼
mar. 05
(63)
-
▼
março
(387)
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
Pesquisar este blog
Corregedor do TCE diz que falta normatização dos procedimentos para a investigação interna contra Teodorico
Sete meses depois de ser instalada, a investigação interna no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para averiguar denúncias contra o ex-presidente Teodorico Menezes por suposto envolvimento no caso dos kits sanitários segue com dificuldades. O corregedor Edilberto Pontes afirma que Teodorico Menezes chegou a ser ouvido e que a Corregedoria encaminhou dois ofícios ao Ministério Público Estadual, solicitando o inquérito iniciado no órgão. Ele explica que as lacunas no Regimento Interno e na Lei Orgânica do TCE têm prejudicado a investigação interna.
Sete meses depois de ser instalada, a investigação interna no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para averiguar denúncias contra o ex-presidente Teodorico Menezes por suposto envolvimento no caso dos kits sanitários segue com dificuldades. O corregedor Edilberto Pontes afirma que Teodorico Menezes chegou a ser ouvido e que a Corregedoria encaminhou dois ofícios ao Ministério Público Estadual, solicitando o inquérito iniciado no órgão. Ele explica que as lacunas no Regimento Interno e na Lei Orgânica do TCE têm prejudicado a investigação interna.
Diante disso, o corregedor Edilberto Pontes, que assumiu o cargo no último dia 10 de janeiro, propõe uma emenda regimental estabelecendo as competências da Corregedoria e os procedimentos a serem adotados em casos de investigação interna, incluindo os prazos finais. Enquanto esse normativo próprio não é determinado, ele diz que o trabalho da Corregedoria segue com base na Lei Orgânica da Magistratura.
"Como os conselheiros, pela Constituição do Estado, têm as mesmas garantias e os mesmos impedimentos dos magistrados, dos desembargadores no caso, então o que está se utilizando é a Lei Orgânica da Magistratura para conduzir o processo", salienta Edilberto Pontes. Ele informa que o TCE também tem se orientado pelos procedimentos adotados em outros estados, citando o caso do processo administrativo instaurado no Tribunal de Contas do Distrito Federal, que também seguiu a Lei Orgânica da Magistratura e as chamadas provas emprestadas.
Testemunhas
Por isso, afirma, o ex-corregedor Pedro Timbó já havia solicitado ao Ministério Público Estadual o resultado das investigações feitas pelo órgão, pedido que foi reiterado também através de ofício por Edilberto Pontes. "Enviamos um ofício para saber o que foi colhido lá, já que eles apuraram e ouviram testemunhas, para que a gente não tenha que ouvir todo mundo de novo. Aqui, só foi ouvido o próprio (Teodorico)", declara.
Agora, o corregedor Edilberto Pontes diz que aguardará as informações do MP Estadual por algum tempo, sem informar o prazo para isso, e, caso as provas não cheguem, a própria Corregedoria deverá ouvir testemunhas para formar um convencimento. "A sociedade tem que cobrar, eu entendo que se deve cobrar e muito, mas é preciso entender que um caso desse nunca aconteceu em 77 anos de Tribunal. Nós estamos assim meio perplexos", afirma o corregedor.
Normatização
Conforme Edilberto Pontes, o ideal seria que a normatização da Corregedoria do TCE fosse discutida antes de finalizado o processo contra o ex-presidente Teodorico Menezes, mas ressaltou que o procedimento segue de forma independente, utilizando como parâmetro a Lei Orgânica da Magistratura e a Resolução 135 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Edilberto Pontes garante que a Corregedoria do TCE tem trabalhado na investigação interna contra o ex-presidente da Corte, Teodorico Menezes, mas diz que não pode informar detalhes, explicando que, como o processo corre em sigilo, isso poderia ocasionar a sua nulidade.
"Dizem que o corregedor Pedro Timbó só fez abrir (a investigação interna) e não fez nada, mas ele ouviu o próprio (Teodorico), encaminhou ofício à Procuradoria Geral de Justiça. Eu, quando assumi, reiterei o ofício para que a gente tenha essas provas que eles colheram", declara o corregedor Edilberto Pontes, salientando a necessidade de regulamentar o normativo da Corregedoria para definir os procedimentos a serem seguidos nesse tipo de investigação.
Prazos
Dentre as questões que precisam ser esclarecidas no Regimento Interno do TCE, Edilberto Pontes destaca a definição dos prazos para afastamento do presidente, a quantidade de testemunhas que podem ser ouvidas, quais são os deveres, os direitos. "Então, é definir todos os procedimentos. São essas normas que estou propondo fixar aqui", diz.
E acrescenta: "Em bom português, estamos no escuro. Eu, como assumi há pouco tempo, estou me pautando na norma do CNJ. Mas por hora, não está muito claro qual é o prazo para terminarmos isso. No meu entendimento, é que seja o mais rápido possível, mas pode ser que se arraste por anos".
Pena
Afirmando que o interesse do cidadão é para que a Corregedoria apresente um resultado correto, Edilberto Pontes destaca que é preciso cuidado no andamento do processo. "Se a gente atropelar as coisas, o Judiciário anula e volta tudo", afirma. Ele lembra ainda que a pena máxima que o TCE pode estabelecer administrativamente é a aposentadoria compulsória e que apenas o Judiciário teria a prerrogativa de demitir, nesse caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Conforme publicou o Diário do Nordeste no último dia 26 de fevereiro, como Teodorico Menezes tem foro privilegiado por integrar um Tribunal de Contas, a Procuradoria Geral de Justiça enviou o inquérito concluído ao Ministério Público da União, em Brasília, competente para levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Vínculos
O corregedor Edilberto Pontes afirma ser favorável que procedimentos de investigação como o de Teodorico Menezes sejam retirados da esfera local, argumentando que é inevitável que se formem vínculos entre os conselheiros, sejam de amizade ou de inimizade. Ele lembra que um projeto tramita no Congresso para a criação de um Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e diz defender a proposta.
"Exatamente para tirar da esfera local esses julgamentos. Na esfera nacional, a coisa tende a ser mais impessoal. Estou apenas reconhecendo as dificuldades humanas, mas nem por isso vamos deixar de fazer o que tem que ser feito. Enquanto eu estiver aqui, a Corregedoria vai fazer o que tem que ser feito. Devemos isso à sociedade", finaliza.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
segunda-feira, 5 de março de 2012
| |
0
comentários
Read more
0 comentários to "Kits sanitários - Lacuna no regimento dificulta investigação"
Postar um comentário