CERTA
Postagens populares
-
A revista Playboy divulgou nesta terça-feira, 6, fotos de Valentina Francavilla. A assistente de palco do Programa do Ratinho é capa da ediç...
-
Choró - A técnica em enfermagem Tábata Diávina, 24 anos, é a musa desta semana do D...
-
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (09), às 8h30min, a ré Catiana Silva do Carmo. Segundo d...
-
Um tiroteio ocorrido na madrugada de ontem, nos becos e vielas da Favela Baixa Pau, na comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, termin...
-
Ei a capa da Playboy de fevereiro. Traz Jéssica Amaral, o bumbum mais bonito do Brasil, além de matéria especial sobre o Carnaval. Aprovou a...
-
MUSA do BLOG > Turismo pelas lindas curvas de Andréa Ellen Quixadá - Ela tem 21 anos, 1,74m de altura, é formada em Guia d...
-
Na próxima quarta-feira, dia 30, a Lojas Americanas vai inaugurar a primeira unidade em Quixadá, no sertão central do C...
-
Um triplo assassinato foi registrado, na tarde de ontem, na localidade de Sítio Macacos, na zona rural do de Pacatuba (Região Metropolitana ...
-
Quixeramobim - Os alunos do curso de Edificações da Escola Profissionalizante Dout...
-
Imagem é uma das mais comentadas depois do sucesso de Luíza. Uma imagem da Pedra da Galinha Choca, situada na cidade de Quixadá, no Se...
Blog Archive
-
▼
2012
(2162)
-
▼
março
(387)
-
▼
mar. 02
(28)
- DESTRUIÇÃO > Bandidos estouram agência mas não lev...
- Acidente de moto lidera atendimento em hospital do...
- Criança de três anos cai dentro de tambor e morre ...
- Ex- presidiário é morto a tiros na presença da amante
- Usuário de drogas agride o próprio pai e é morto p...
- Deputados do PMDB fazem manifesto contra o PT
- Governo turbina o turismo apoiando gravação de pro...
- Barbada: Recebe o programa ‘Governo na Minha Comun...
- SBT tira programa de Silvio Santos do ar
- Ex-pagodeiro pastor tenta evangelizar Marlene Matt...
- Jornal: Rede TV! culpa Globo por atrasos nos salários
- "Você só dá atenção pra Maisa, tô com ciúmes", diz...
- Pela primeira vez no Cearense 2012, Ceará repetirá...
- Senador José Pimentel tem paralisia facial
- Envolvidos no “Escândalo dos Banheiros” em Quixadá...
- Atriz de “Fina Estampa” não aceita posar nua
- PSDB e PTC questionam viagem de Luizianne Lins
- Justiça Eleitoral multa Lula, Dilma e PT por propa...
- Político deverá ter contas aprovadas para se candi...
- Políticos com contas desaprovadas não poderão conc...
- Debate em torno da ficha limpa
- Aprece e UVC são chamadas ao TCM
- Com gol no fim, Icasa vence o Crateús
- Flávio Mendes decide ficar no Ferroviário
- Após derrota, Júlio Araújo é demitido
- Novo desafio: jogar sem ataque
- Será que aguenta?
- Quadrilha ataca BB de Banabuiú
-
▼
mar. 02
(28)
-
▼
março
(387)
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
Pesquisar este blog
Por iniciativa do tucano Fernando Hugo, a sessão ordinária, ontem, foi substituída por uma ampla discussão
No debate sobre eleição, realizado ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, a Lei da Ficha Limpa foi o tema mais explorado. A eleição deste ano, será a primeira em que a nova norma estará valendo. Os deputados fizeram questão de tirar várias dúvidas sobre a aplicação da Lei.
No debate sobre eleição, realizado ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, a Lei da Ficha Limpa foi o tema mais explorado. A eleição deste ano, será a primeira em que a nova norma estará valendo. Os deputados fizeram questão de tirar várias dúvidas sobre a aplicação da Lei.
O procurador regional eleitoral do Ceará, Márcio Torres, reconheceu que o maior desafio para esta eleição será fazer valer a Lei da Ficha Limpa. "E nós estamos nos aparelhando para que isso se dê da forma mais completa possível", ressaltou.
O procurador pediu o apoio dos partidos políticos, requerendo o compromisso de não encaminharem registros de candidaturas que tenham contra si, algum fato que possa gerar impugnação. Segundo aponta, a Lei da Ficha Limpa é bem clara e ela vai ser cumprida na íntegra.
Porém Márcio Torres revela que somente um ponto da nova Lei gera questionamento, é que nem toda desaprovação de contas, seja de Gestão ou de Governo, gera inelegibilidade. Conforme explicou o procurador, o candidato que teve sua conta desaprovada só se torna inelegível, se o motivo da desaprovação de contas for uma irregularidade insanável ou se a desaprovação vier acompanhada de nota de improbidade.
A observação do procurador gerou dúvida entre os parlamentares. O deputado José Sarto (PSB) questionou se somente as contas desaprovadas não são, por si só, um fator que gera inelegibilidade, ou se isso só ocorre se estiver acompanhada da nota de improbidade.
Insanável
Já o deputado Moésio Loiola (PSD) perguntou o que é julgamento de contas com nota de improbidade, tendo dúvida também onde isso está previsto no Código Eleitoral e na Constituição brasileira. Moésio Loiola também pediu para explicar o que seria uma situação insanável, no exercício de cargo na administração pública.
A resposta dada para a pergunta do deputado José Sarto, é que um candidato que tenha contas desaprovadas com nota de improbidade torna-se inelegível, já aqueles que a desaprovação das contas não veio com nota de improbidade podem ter suas candidaturas barradas.
Sobre o questionamento levantado pelo deputado Moésio Loiola, o procurador Márcio Torres respondeu que a nota de improbidade significa que o Tribunal de Contas ao apreciar as contas encontrou uma conduta que pode figurar ato de improbidade, como utilização do erário para enriquecimento próprio.
A procuradora de Contas Leyliane Feitosa, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), explicou que irregularidades insanáveis, são aquelas que não podem ser consertadas. Se um gestor contratou uma pessoa sem concurso público, quando era obrigado a fazer o concurso, mesmo que depois venha a demitir essa pessoa, não tem como voltar atrás no erro cometido.
Outro questionamento bastante levantado foi em relação as contas de Governo que, após serem apreciadas pelo Tribunal de Contas, são encaminhadas para julgamento do Legislativo. O deputado Perboyre Diógenes (PMDB) disse compreender que a Lei da Ficha Limpa não terá tanto alcance, pois as Câmaras Municipais têm a competência de derrubar os pareceres dos Tribunais de Contas.
Legislativo
Leyliane Feitosa disse que não há como fugir disso, pois o estado democrático de direito deixa claro que quem julga as contas de governo é o Legislativo, por isso, no caso das contas dos prefeitos, os vereadores devam ter consciência do julgamento que irão fazer, salientado que o parecer do TCM tem embasamento puramente técnico.
A procuradora ressaltou que não se pode ter a ingenuidade de achar que já nessa eleição, a Ficha Limpa proporcionará uma mudança radical, afastando todo e qualquer candidato desonesto. Ela aponta que a Lei é uma vitória da sociedade e que, aos poucos, irá trazer as mudanças positivas para os pleitos.
Já o deputado Lula Morais (PCdoB), levantou a discussão sobre a lista que o TCM envia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a relação dos candidatos que tiveram suas contas desaprovadas. O parlamentar reivindicou que nessa relação deveria estar exposto o motivo da desaprovação das contas, se por algum ato de improbidade ou apenas por atecnia.
"Precisamos raciocinar também que na lista das fichas sujas, nem todos são corruptos que querem meter a mão no dinheiro público", alertou. Na eleição de 2010, o TCM encaminhou ao TRE uma relação com mais de 3.500 nomes de gestores com contas desaprovadas.
O promotor da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Luiz Alcântara, defendeu que o TCM deve remeter à Justiça Eleitoral a relação dos que tiveram contas desaprovadas, independente de ter ou não nota de improbidade, pois quem vai fazer a análise é o promotor da comarca.
Ele chamou a atenção para o fato de que à Justiça Eleitoral importa a condição de elegibilidade no momento do registro da candidatura e, se nesse ocasião o candidato está com suas contas desaprovadas, com ou sem nota de improbidade, então ele está sujeito a impugnação.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
sexta-feira, 2 de março de 2012
| |
0
comentários
Read more
0 comentários to "Debate em torno da ficha limpa"
Postar um comentário