Pesquisar este blog


 
Na noite desta quarta-feira, dia 15, foi reiniciado mais um ciclo de ações de responsabilidade social da Faculdade Católica Rainha do Sertão, através de projetos esportivos que possibilitam o acesso de crianças e jovens de escolas públicas às práticas esportivas.

O Projeto Mão amiga, ação social mantida pelo Governo do estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, visa proporcionar a prática esportiva para jovens de todo o Estado do Ceará, como forma de detectar talentos que possam ingressar no esporte de rendimento e, assim, participarem de competições oficiais.


No período de 2008 a 2010, a Faculdade Católica acolheu um núcleo desse projeto, beneficiando a mais de 400 (quatrocentas) crianças e jovens de Quixadá, através das modalidades de Natação e Karate, onde foram revelados diversos talentos esportivos nessas duas modalidades, sem se falar é, claro, na formação do cidadão, uma das grandes conquistas também do projeto.

Nessa solenidade que marcou o reinício do projeto, pais, alunos, membros da instituição parceira do Governo do Estado, no caso a Faculdade Católica, como a diretora administrativa Idalete Deolide, a diretora acadêmica Maria Dias, a coordenadora de extensão Paula Érica, os professores Rômulo (Karate) e Jackson (Natação)  e o coordenador do curso de Educação Física, professor Cristiano Sousa, falaram da importância dessa parceria com o executivo estadual, que garante todo o apoio necessário para o funcionamento, como o pagamento dos salários dos professore, o material esportivo utilizado pelos alunos, como pranchas, espaguetes, óculos, sungas, toucas, kimonos, protetores, luvas e etc., enquanto que a Faculdade Católica disponibiliza a sua moderna estrutura. As atividades terão início logo após o carnaval.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Monólitos Post




Choró-Vendaval-14.02.12-Jonathas-Oliveira-6Choró-Vendaval-14.02.12-Jonathas-Oliveira-2Choró -O tempo continua nublado na região Centro do Ceará. Em algumas áreas muitas nuvens escuras. Foi assim que no início da noite da ultima terça-feira, 14, a população de Choró foi surpreendida por um vendaval. A chuva rápida, com fortes rajadas de vento, deixou um rastro de prejuízos pela cidade. Ninguém ficou ferido, mas o susto foi grande.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste





Quixadá - As principais rodovias de acesso ao Sertão Central estão em boas condições de tráfego segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Seguir cerca de 90Km pela CE 359, até Quixadá, após percorrer outros 70, de Fortaleza até o Triangulo de Quixadá (Chorozinho), é o caminho considerado mais tranquilo pelos patrulheiros rodoviários. Motoristas e motociclistas devem mais atentos apenas com as lombadas eletrônicas. Estão espalhadas por praticamente todo o trecho de 160Km até a “Terra dos Monólitos”.
A outra opção é a CE 060, partindo da Central de Abastecimento (Ceasa). A distância é praticamente a mesma, entretanto os condutores de veículos encontrarão mais curvas pelo caminho. Alguns trechos também são muito desertos. No roteiro estão Pacatuba, Guaiuba, Redenção, Aracoiaba, Capistrano e itapiúna, até chegar a Quixadá. Há possibilidade de aparecerem mais animais na pista. Fotosensores também não faltam pelo caminho. Por conta do maior número de cidades, a viagem se torna um pouco mais demorada, cerca de meia-hora em relação a BR 116 e CE 359.



Chegando em Quixadá, as artérias estaduais de acesso a Banabuiú e Quixeramobim, cidades da região mais procuradas no período carnavalesco, também estão em bom estado de conservação. O trecho da CE 368, entre Quixadá e Banabuiú foi recuperado recentemente. Apenas a sinalização horizontal está um pouco apagada. Por esse motivo não é aconselhável viaja à noite. A recomendação do Sargento da PRE Braga Pinto também é feita para viagens entre Quixeramobim e Mombaça, pela CE 060. Quando escurece o risco de assaltos aumenta.
O mesmo cuidado deve ser adotado nos novo trecho da CE 153, entre Banabuiú e Solonópole. São cerca de 50Km. Apesar de encurtar o acesso ao Centro Sul do Estado, também é muito deserto. Melhor viajar durante o dia. Já de Quixeramobim a Madalena, pela CE 166 – 265, cerca de 10Km dos 60 entre as duas cidades ainda não foram concluídos. Também não está sinalizado, prejudicando o tráfego noturno. Nesta época do ano muitos animais procuram se aquecer no asfalto quando a madrugada chega. A rodovia está um verdadeiro tapete.



Apesar das boas condições de trafego na maioria delas o policial rodoviário recomenda aos motoristas a adoção de algumas providências básicas antes de pegar a estrada: checar os freios, a iluminação dianteira e traseira, as palhetas do para-brisa, se o pneu reserva, o macaco e o extintor de incêndio estão em ordem. Também é importante checar a condição do motor e manter o tanque com combustível o suficiente para chegar ao destino ou até o posto mais próximo. Usar o cinto de segurança e portar a habilitação e a documentação do veículo, evita dores de cabeça e multas.

Outra orientação importante do patrulheiro Braga está relacionada às chuvas. Caso a pista fique molhada é melhor reduzir a velocidade e mais ainda nas curvas. Apesar de alguns veículos possuírem sistema de estabilidade todo cuidado é pouco nessas horas. Se estiver chovendo é bom acender os faróis. Quanto aos motociclistas, o capacete é indispensável, mas se estiver chovendo forte é melhor parar. Respeitar as regras de transito e a sinalização também são excelentes alternativas para evitar acidentes, mas se isso acontecer é preciso ligar o mais rápido possível para o telefone de emergência da Polícia, o 190.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



 

Quixadá - Feirantes, criadores, produtores rurais e a mídia regional perderam uma excelente oportunidade de esclarecerem de uma vez por todas os problemas na Feira de Animais de Quixadá, atribuídos à exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA). No encontro realizado na manhã da útima terça-feira, 14, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desta cidade, a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) contou com a participação de representantes da Defesa Agropecuária do estado do Ceará (Adagri), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá.


O presidente da Faec, Flávio de Saboya Neto foi o mediador da mesa de discussão. Alguns criadores questionaram a ação da Adagri, mas se convenceram de que a GTA é uma exigência sem reversão, continuará sendo cobrada. Todavia, alguns criadores reclamaram de duplicidade na cobrança da taxa e solicitaram redução dos valores cobrados. Outro ponto levantado foi a falta de médicos veterinários no Estado para examinar os rebanhos. A GTA também foi criticada. “Esse documento é exigido para saber a situação da sanidade dos animais, mas como vão saber como estão se não tem ninguém para fazer os exames ?”, argumentavam os criadores. 
Em nome da Adagri, o médico veterinário Paulo Roberto Carvalho reconheceu os problemas. Serão levados ao conhecimento do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins. Carvalho, acrescentou, porém, além das dificuldades operacionais, a falta de informação, onde o rádio poderia desenvolver esse importante papel, esclarecendo como funciona o novo sistema de trânsito de animais. Finalizou destacando que a Adagri é um órgão fiscalizador, cabendo aos municípios organizarem suas estruturas para facilitação da realização dos exames de febre aftosa, brucelose, tuberculose. “Em breve o Ceará estará passando por auditoria federal. O nosso objetivo agora é sair do risco desconhecido da aftosa”.

Sobre a Feira de Animais, o secretário municipal, Audênio Moraes, também reconheceu a necessidade de melhorias no parque. Apresentou com alternativa para solução do problema a captação de recursos econômicos da ordem de R$ 120 mil para a restauração dos currais e aquisição de equipamentos. Ele acrescentou que R$ 60 mil serão captados através d próprio secretário Nelson Martins, mas através de sua atuação como parlamentar estadual. O prefeito busca mais R$ 60 mil junto a outro deputado. Na oportunidade Moraes acrescentou o auxílio dos dois representantes da Terra dos Monólitos, Osmar Baquit e Rachel Marques, como necessários para captação de mais R$ 120 mil, montante necessário para realizar todos os serviços.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Empresas cancelam destinos e passageiros acabam comprando bilhetes mais caros para viagens mais longas
Mais de 80 mil passageiros devem sair de Fortaleza pela Rodoviária Engenheiro São Tomé, em Fortaleza, durante o período do Carnaval. A expectativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é que ocorra um aumento de 142% em relação aos dias normais, quando passam pelo local 33 mil pessoas. Com isso, as grandes empresas cancelam as rotas mais curtas e só disponibilizam as longas.

A informação é do coordenador de Fiscalização de Transporte do Detran, Alfredo Martins. "Eu recebo diversas reclamações dessa natureza aqui, pois, quando chegam os feriados, as empresas só querem vender passagem para o fim da linha. Por exemplo, o cidadão que costuma comprar passagem para São Luiz do Curu, não encontrará agora, pois só terá para Itapipoca. Então, ele se submete a comprar uma passagem mais cara e passar mais tempo em trânsito para chegar ao seu destino", explica Martins, acrescentando que, neste ano, ainda não recebeu nenhuma denúncia por parte dos usuários. "Porém, acredito que venha a ocorrer", afirma.


Aumento de preço
A reportagem consultou uma das empresas que fazem o transporte intermunicipal e que costuma ter a rota Fortaleza/São Luiz do Curu. A atendente informou que o destino estava indisponível e que só teria passagem para o próximo domingo. Como opção, ela ofereceu a passagem para Carnaubal, que custa R$ 35,00, já que a rota passa por São Luiz do Curu. A discrepância de valores é altíssima, pois o valor para esse último destino é R$ 8,35, ou seja, uma diferença de 337%.

Para Martins, esse tipo de atitude é absurda e oportunista. "Em dias normais, essas empresas que fazem as viagens intermunicipais chegam a realizar promoções para atrair o cliente, mas, quando chega essa época, é isso que acontece", denuncia.

O coordenador destacou que, antes de 2009, operavam no terminal 24 empresas que, apesar de terem uma frota menor, ofertavam esse tipo de destino regularmente, independentemente de ser feriado ou não. "O único prejudicado é o usuário", conclui Martins.

A Socicam, empresa que administra o terminal, admitiu que também recebe muitas reclamações sobre a carência de rotas para os destinos mais curtos. Como alternativa, os passageiros optam pelas vans intermunicipais, que fazem viagens com até 165 Km de distância. Neste período, essas empresas têm de aumentar a frota em 50% para atender a demanda.

O fiscal da Cooperativa de Transporte e Turismo do Estado do Ceará (Cootrece), Rubens Soares Menezes afirma que destinos como Itapipoca, Paracuru, entre outros possuem, em média, dez vans cada. "Mas, nos feriados, colocamos cinco a mais para cada uma, pois os passageiros não têm essa opção na rodoviária, isso para os destinos intermediários", explicou Menezes.

Ao todo, são quatro as empresas que fazem as viagens intermunicipais no Estado e que ganharam licitação em 2009 para ficar na rodoviária de Fortaleza. São elas, Expresso Guanabara, Fretcar, Princesa do Inhamuns e São Benedito.

Mais ônibus
Para atender a demanda extra de passageiros no Carnaval, as empresas colocaram mais 250 ônibus em circulação. "Normalmente, o efetivo é de 350 veículos. Agora, teremos 600, o que permitirá 3.500 viagens no carnaval", calcula Alfredo Martins.

Com relação ao ano passado, o número de viajantes que devem passar pela rodoviária é 26,9% maior, tendo em vista que, em 2011, esses passageiros corresponderam a 63 mil.

Os destinos mais procurados estão no litoral do Estado. Praias como Morro Branco, Aracati, Canoa Quebrada, Jericoacoara e Paracuru Itapipoca são os lugares mais cobiçados.

O dia de maior fluxo será amanhã e sábado. Segundo Martins, as quatro empresas de transportes que operam na rodoviária começaram a vender passagens desde o fim de janeiro.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste




As equipes volantes  atuarão, no horário das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas nas rodovias. 

O Detran atuará no período de 16 a 22 próximos, durante a Operação Carnaval, com 300 servidores, além de agentes da Polícia Militar do Ceará, a maioria dos quais agentes de trânsito, nas rodovias estaduais realizando 238 operações de fiscalização, nas zonas de Praia, Serra e Sertão. Todas as equipes terão bafômetro para verificar o nível de álcool no sangue, com base na Lei Seca.
Além da fiscalização nas rodovias com maior fluxo de veículos, como ocorre, historicamente, nas CEs-040 (Fortaleza-Aracati), 085 (Caucaia-Paracuru) e 065 (Fortaleza-Batutité) e nas praias, haverá equipes volantes além de seis fixas, em trailers, durante 24 horas, nas proximidades de Beberibe, Aracati, Caucaia, Redenção, Guaraciaba do Norte e Flexeiras.


As equipes volantes  atuarão, no horário das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas nas rodovias de acesso aos seguintes municípios: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel,Beberibe, Aracati, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba;Caucaia, São Gonçalo do Amarante Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, Jijoca, Acaraú,Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará,Tianguá,Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Icó, Orós, Cedro; Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Brejo Santo; Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe; Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste e São Luiz do Curu.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Revista Central



Quatro dias após o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, e o ex-governador Ciro Gomes, ambos do PSB, terem criticado a Prefeitura de Fortaleza, por emperrar obras do Governo do Estado na Capital, o senador petista José Pimentel disse que recursos do Governo Federal destinados à construção de moradias populares e às obras da refinaria, no Pecém, estariam sendo devolvidos à União porque governo estadual e prefeituras não viabilizam os projetos.

Ontem, o deputado Fernando Hugo (PSDB), sugeriu que a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa chame o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e representantes da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceara (Aprece) para debater o assunto. “É inaceitável que, num Estado pobre como o nosso, os recursos cheguem e voltem por falta de aplicação”, disse.


Para o deputado Heitor Férrer (PDT) faltou planejamento por parte do governo, que não teria feito a parte que lhe cabia. “Devolver dinheiro de moradia popular mostra, claramente, a ineficiência e a incompetência do nosso governo. (...) O dinheiro veio, o que faltou foi projeto, o que é profundamente lamentável”, disse Heitor.

Em declarações à imprensa, o senador pelo PT do Ceará afirmou que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para construção de moradias do projeto Minha Casa Minha Vida e para as obras da refinaria Premium, da Petrobras, foram devolvidos ao Governo Federal por falta de regularização fundiária.

“No Minha Casa Minha Vida, há problemas na burocracia, há problemas de terreno, há problemas relativos a licenciamento”, admitiu o líder do governo Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT). Já sobre a refinaria da Petrobras, o deputado garantiu que o Governo do Estado cumpriu todos os requisitos para trazer o equipamento. “Se há algum recurso orçado que não foi utilizado, obviamente que isso faz parte do processo do orçamento. Não quer dizer que se perdeu o dinheiro, isso vai para o orçamento seguinte. (...) Então eu não vejo motivo para estardalhaço.”

Questionado se interpretou a fala de Pimentel como uma resposta do PT às críticas dos irmãos de Cid Gomes, o deputado Welington Landim (PSB), disse que o senador “jamais se meteria em uma coisa menor, e não faria retaliação” e que as informações sobre a refinaria não condizem com a realidade. “Essas informações, o Governo do Estado não confirmou”.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A declarações, em tom de cobrança, do senador José Pimentel, para não caírem no vazio, terão de ser respondidas pelo governo à altura. Ou seja, com mais agilidade nos grandes projetos de infraestrutura do Estado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Povo