Pesquisar este blog

Clique para Ampliar
Ainda ontem, mais soldados do Exército desembarcaram em Fortaleza para reforçar o efetivo que já está em operações de patrulhamento
Clique para Ampliar
Já era começo da madrugada de ontem, quando os policiais acampados no Quartel da 6ª Companhia do 5º BPM, no bairro Antônio Bezerra, votaram a favor da volta ao trabalho depois do acordo com o governo do Estado
Clique para Ampliar
Comandante geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, quer o policiamento em todo o Estado do Ceará totalmente recomposto até amanhã
De acordo com o Comando da ´Operação Ceará´, mais 400 militares devem chegar o mais rápido possível

O efetivo de, aproximadamente, 1.100 homens das tropas federais permanecerá em atuação no Ceará por tempo indeterminado mesmo depois do fim da paralisação dos policiais e bombeiros militares. Além dos efetivos do Exército e da Força Nacional de Segurança (FNS), está prevista a chegada de unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) e até a chegada de dois blindados.

De acordo com o Comando da ´Operação Ceará´, o número de viaturas realizando o patrulhamento ostensivo durante o dia de ontem na Capital e região metropolitana foi de 160 viaturas e dezenas de veículos para transporte de tropa.

Reforço

Além da realização do patrulhamento nas ruas de Fortaleza e do Municípios do Interior do Estado, os homens da Força de Segurança Nacional (FNS) e do Exército Brasileiro (EB) também estão reforçando a vigilância nas delegacias cearenses após a deflagração da greve de inspetores e escrivães da Polícia Civil, na última terça-feira (3).

Na tarde de ontem, em entrevista coletiva na 10ª Região Militar, o tenente-coronel Charles Moura, oficial responsável pela 5ª Secção (Comunicação Social), afirmou que o efetivo será reforçado com a chegada de dois blindados para transporte das tropas e mais 400 militares, sendo 140 do Exército (Recife), 30 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 230 da FNS. "A Segurança, durante esse período de transição vai ser reforçada. Teremos o efetivo normal (policiais militares e bombeiros) e as tropas federais atuando", afirmou Moura.

O oficial salientou que a ´Operação Ceará´ só será encerrada após nova ordem da presidente da República Dilma Roussef. "A população deve permanecer tranquila, pois a determinação federal ocorrerá somente quando tudo voltar ao normal".

Nas delegacias, o efetivo federal foi mobilizado visando preservar o controle dos prédios e "garantir a continuidade dos serviços". Com os xadrezes superlotados, os militares, em grupo de oito homens, estão patrulhando algumas delegacias, como a Metropolitana de Maracanaú.

Indagado se os militares também poderiam atuar registrando ocorrências no lugar dos policiais civis, o tenente-coronel foi evasivo. "A Força Ceará estuda e faz o planejamento das necessidades que vão surgindo, diante do dinamismo das situações. Tudo isso vai ser monitorado diante das nossas reuniões diárias. As demandas para as delegacias estão sendo planejadas. Quando tivermos uma informação precisa sobre o que vai ser feito e se for interrompido o registro de ocorrências, ou ficar difícil para o cidadão ou para as forças policiais registrar ocorrências, serão instalados postos. Esta medida administrativa pode ser executada", disse.

O chefe da Comunicação Social da 10ª Região Militar afirmou ainda que, o número de ocorrências registradas anteontem reduziu significativamente em relação a ontem. "Isso é um indicativo de que a normalidade está sendo atingida. Nosso foco de atenção é a segurança da população e das instalações".

O oficial solicitou ainda que, ao fazerem denúncias de crimes para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), as pessoas repassem a maior quantidade de informações para descartar qualquer suspeita ou indício de trotes.

Interior

Além dos homens do Exército cearense entre as tropas federais presentes no Estado, há militares do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Pernambuco . No Interior do Estado, 200 homens foram deslocados para atuar na Região do Cariri, sendo 130 para Juazeiro e 70 para o Crato.

PMs se dizem aliviados e comemoram

Alívio e comemoração. Este foi o sentimento que dominou, ontem, a tropa da Polícia Militar após a paralisação que durou cinco dias em todo o Estado. Na madrugada de ontem, os PMs decidiram acatar os termos acordados com representantes do Governo e voltar ao trabalho.

Com o acordo assinado, os policiais de toda a tropa da PM e do Corpo de Bombeiros receberam a garantia de que não serão punidos pelo envolvimento na paralisação e também no incidente com o governador Cid Gomes no mês passado, durante visita de Cid Gomes às obras do Metrofor, no Centro de Fortaleza.

Além disso, ficou acertado que a gratificação por plantão noturno, no valor de R$ 920,18 será estendido a todos os servidores. Antes, a gratificação era paga somente aos policiais do Ronda do Quarteirão que atuavam no terceiro turno de trabalho, o turno C, que vai das 22 horas às 6 horas do dia seguinte.

Policiamento

Até a noite passada, o policiamento ainda não estava normalizado. Paulatinamente, os militares iam se apresentando em suas respectivas unidades e recebendo as ordens para reiniciar o patrulhamento da Capital. Porém, muitas viaturas ainda estão com problemas mecânicos. Conforme o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, uma força-tarefa foi montada, sob o comando do secretário-executivo do Comando Geral, coronel Antônio Valberto Gadelha, para que as viaturas estejam o quanto antes em plenas condições de voltar a trafegar.

Consertos

"Estamos com nossos mecânicos todos trabalhando e contamos também com a própria concessionária (New Land) que nos disponibilizou pessoal para o conserto dos veículos em tempo hábil", afirma o porta-voz militar.

Ainda de acordo com o porta-voz, na noite passada já havia cerca de 70 por cento do policiamento motorizado funcionando. Já a tropa da Força Nacional de Segurança (FNS) continua patrulhando as áreas consideradas mais vulneráveis aos ataques de bandidos. Setores como a orla marítima, o Centro da Capital e bairros mais distantes, como Messejana e Bom Jardim, recebem o patrulhamento dos homens da FNS que contam com veículos adaptados, são automóveis cedidos pelo Estado pertencentes à frota das secretarias estaduais da Saúde (Sesa), do Meio Ambiente (Semace) e da Fazenda (Sefaz).

Ainda ontem, viaturas descaracterizadas (sem logotipo) eram vistas circulando em avenidas como Bezerra de Menezes, Beira-Mar, Gomes de Matos, Aguanambi e 13 de Maio.

Segurança está sendo retomada

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, por telefone, no começo da noite passada, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Werisleik Ponte Matias, informou que, até amanhã (sexta-feira), o policiamento em todo o Estado do Ceará estará normalizado.

"Já posso informar que todo o efetivo do Ronda do Quarteirão do Interior já voltou a operar. Na Capital, estão atuando com 100 por cento de sua composição as tropas do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), do Batalhão de Choque, Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), BPTur (Batalhão de Policiamento Turístico), Cavalaria e também o Policiamento ostensivo Geral. Até sexta-feira, tudo deverá estar totalmente normalizado e prosseguiremos no combate ao crime, dando tranquilidade e paz ao povo cearense", afirmou Werisleik Matias.

Delegacias

O comandante informou, ainda, ter recebido do secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Francisco José Bezerra, a determinação para que a PM redobre a segurança nas proximidades das delegacias da Polícia Civil diante da greve que a categoria iniciou na última terça-feira. "O nosso trabalho será o de impedir que ocorram fugas de presos, fato que traz insegurança para a sociedade", concluiu.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


Clique para Ampliar
Manoel Veras entende a necessidade de o Tribunal ampliar sua atuação no ano das eleições
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) retoma as suas atividades de julgar processos, nas câmaras e no pleno, na próxima semana. Ainda que alguns conselheiros tenham que tirar férias em janeiro, não haverá recesso neste início de ano, informa o presidente do TCM, Manoel Veras, ao ressaltar que somente na última semana de dezembro de 2011 e na primeira semana de janeiro deste ano não foram realizadas sessões.

Garantiu ainda Manoel Veras que a partir da próxima terça-feira serão realizadas sessões de julgamento nas câmaras e a primeira sessão do pleno será na quinta-feira. Ele informou ao Diário do Nordeste, ontem, que ainda vai se reunir com os demais conselheiros do Tribunal para avaliar o procedimento adequado para assegurar quorum nas sessões, em razão das férias de alguns integrantes da Corte.

Este ano o TCM pretende desenvolver ações de fiscalização mais intensas nos municípios onde houver denúncia ou identificar práticas de suposto desmonte da máquina administrativa, em função das eleições. Em ano eleitoral isso ocorre com maior frequência nos municípios onde o prefeito está no segundo mandato e não pode ser reeleito. Essa fiscalização será feita por um grupo de trabalho criado especificamente para essa tarefa.

Portal
Além disso, outras ações serão desenvolvidas como é o caso de um portal específico sobre as licitações. Este portal está pronto desde o ano passado. O conteúdo está sendo disponibilizado para os municípios e até o fim deste mês funcionará em fase de testes. A partir de fevereiro será disponibilizado para consultas, sendo também obrigatória a manutenção das informações por parte dos municípios. Este portal é mais uma ferramenta de fiscalização e combate à corrupção disponibilizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios à sociedade cearense.

No sítio que mantém na Internet o TCM conta com um banco de dados da legislação dos municípios com a Lei Orgânica do Município; Código Tributário; Plano de Cargos e Remuneração do Magistério; Lei de Contratação Temporária; Lei de Estrutura Administrativa; Estatuto do Servidor Público; Lei de Criação dos Fundos Especiais; Lei de Criação do Regime Próprio de Previdência (se houver); Código de Posturas; Calendário de Feriados; Regimento Interno da Câmara.

Municípios
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o papel do TCM de orientação, além de fomentar a transparência das gestões públicas. O que é de chamar a atenção nesse banco de dados é que dos 184 municípios cearenses constam informações de apenas sete municípios. Pelo volume de informações prestadas as contribuições mais significativas são de Jati e Uruoca, cada um com nove leis, Camocim e Pacujá com sete cada um, Aurora com três e, Abaiara e Trairi com apenas uma lei informada.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


Clique para Ampliar
Açude Orós aumentou a pluviometria em Iguatu em 30,44%, conforme estudo técnico realizado pela Ematerce numa observação de 50 anos. As chuvas ficaram mais frequentes
Clique para Ampliar
Agricultor recebe saca de semente no Crato, como parte do Hora de Plantar
Grandes reservatórios favorecem o ciclo das águas e influenciam a ocorrência de chuvas nos Municípios

Iguatu O acúmulo de água em grandes reservatórios tem influência significativa no aumento de precipitação em área que pode abranger vários Municípios. Levantamentos comparativos do índice de chuva antes e depois da construção do Açude Orós, na região Centro-Sul, e do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, as duas maiores barragens do Ceará, comprovam que houve elevação do índice de pluviometria nas cidades de Iguatu e Quixeramobim.

A pesquisa mais recente foi feita pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e incluiu o intervalo de tempo de oito anos antes e após a Construção do Açude Castanhão. O reservatório foi concluído em 2004 e é o maior do Ceará, com capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos. Entre 1996 e 2003, foram registrados no Município de Quixeramobim, em média, 654 mm. No período entre 2004 e 2011, a média pluviométrica foi de 772 mm. Houve, portanto, um aumento de 18%.

"Os dados confirmam que água atrai água", observa José Maria Pimenta. "O nosso levantamento é de apenas oito anos, mas o suficiente para apontar uma tendência de crescimento do índice pluviométrico no Município de influência do Castanhão". Para Pimenta, o levantamento não foi surpreendente, mas confirma estudos que demonstram influência de grandes espelhos de água em formação de microclima. "Mesmo em Israel, a área de faixa de 50km litorânea chove bem mais do que em outras localidades", frisa. "Onde há água, o clima é alterado para melhor".

Pimenta destaca que a agricultura de sequeiro - aquela que depende exclusivamente da chuva - é favorecida em áreas de influência dos grandes açudes no Ceará. "Reduz perdas do plantio e contribui para uma melhor distribuição geográfica da chuva", disse. "É mais um argumento a favor da política pública de construção de reservatórios". O presidente da Ematerce informou que os estudos vão continuar. "No período de 50 anos teremos uma leitura que permitirá melhor comparação entre a pluviometria antes e depois da construção do Castanhão.

Orós

É justamente o período de meio século de levantamento comparativo de ocorrência de chuva antes e após a construção do Açude Orós, que permite comprovar a influência do reservatório no quadro pluviométrico em Iguatu. A pesquisa foi feita em 1991, quando o reservatório completou 30 anos, pelo agrônomo Nicédio Nogueira, atual presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Estado do Ceará, e atualizado até dezembro passado.

Na época, o autor era técnico da Ematerce e secretário de Agricultura de Iguatu. "Havia uma discussão local sobre a influência do reservatório no aumento das chuvas em Iguatu", lembra. Outra questão era descobrir por que chove menos em áreas próximas a Acopiara, que não são beneficiadas pela direção dos ventos, os quais sopram de nordeste para sudoeste.

"Fui buscar dados na Sudene, Rede Ferroviária e na Funceme", contou Nogueira. "Fiz um levantamento a partir de 1912 e consegui constatar o que as pessoas falam por intuição ou observação", disse. A planilha revela que a média pluviométrica de 50 anos antes da construção do Açude Orós foi de 752mm e, após a obra, foi de 981mm. Uma diferença numérica de 229mm - ou um aumento de 30,44%.

A série histórica feita por Nicédio Nogueira revela que, em 15 dos 50 anos que antecederam a construção do Orós, houve precipitações acima da média. Após a construção do açude, houve 31 anos de chuvas superiores à média do Estado, que é de 700mm.

Outro dado revela que o número de anos que registraram chuvas acima de mil milímetros foi de apenas nove, enquanto, no período posterior, foram 23.

Nogueira lembra que o estudo comparativo que demonstrou a influência do Orós no aumento da pluviometria de Iguatu, feito há 20 anos, foi determinante para sugerir ao presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a elaboração de um levantamento pluviométrico antes e após o Açude Castanhão.

"O ideal era que fossem feitas pesquisas sobre pluviometria em outros Municípios de influência desses dois reservatórios, para que tivéssemos uma melhor comparação", ressalta Nicédio Nogueira. Antes do Orós, em nove anos não houve registro de nenhuma chuva de julho a dezembro, enquanto que, nos 50 anos após o Orós, há chuvas todos os anos, no mesmo período.

Mais informações:

Ematerce Fortaleza

Fone: (85) 3101. 2416

Organização das Cooperativas do Brasil - Seção Ceará (OCB)

Telefone: (85) 3535. 3670

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Funceme divulga prognóstico dia 20

Juazeiro do Norte No próximo dia 20, quando será encerrado o Workshop Internacional de Avaliação Climática do Semiárido do Nordeste, será divulgado o prognóstico das chuvas no Estado do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), este será o último dia em que pesquisadores se reúnem para debater sobre clima, em evento que terá início no próximo dia 16, em Fortaleza. Por conta do fenômeno La Niña, a expectativa é que o inverno esteja garantido no Estado.

O evento, em sua 14ª edição, reúne pesquisadores e técnicos, incluindo os meteorologistas da Funceme, técnicos convidados da Ematerce, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) são convidados, além de representantes de nove escritórios de meteorologia do Nordeste, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), Estados Unidos e Europa.

Segundo a Funceme, a média chuvosa no Estado normalmente é divulgada no último dia do workshop. Uma das avaliações que serão realizadas refere-se à evolução da temperatura, desde outubro de 2011, do Oceano Atlântico, principalmente próximo ao Nordeste brasileiro. Mas, diante do que já foi avaliado referente ao La Niña, há uma forte tendência de que não haja chuva abaixo da média histórica. Os agricultores do interior, a exemplo do Cariri, aguardam mesmo as chuvas para iniciar o plantio.

A distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar começaram na última segunda-feira, no Cariri, primeira região a receber a remessa, por conta da quadra invernosa iniciar primeiro. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Antônio Alves da Gama, o Tota, afirma que ainda é grande o número de agricultores que procura a sede da Ematerce para buscar sementes selecionados para o plantio, mas muitos também se anteciparam em plantar com próprios recursos.

Mais informações:

Escritório da Ematerce

Praça Filemon Teles, S/N

Centro do Crato

Região do Cariri

Telefone: (88) 3521. 2835

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



Clique para Ampliar

A previsão é que, neste ano, o Ceará fique fora do mapa de risco da dengue, do Ministério da Saúde
De 2010 para 2011, segundo o Ministério da Saúde, houve um crescimento de 328% no número de óbitos
Há 25 anos, o Estado do Ceará notifica e confirma casos de dengue e, desde então, já enfrentou cinco epidemias. No entanto, 2011 foi o ano da quinta e mais devastadora delas, tanto em número de pessoas que contraíram a doença quanto na quantidade de óbitos.

O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) de 2011 confirma um total de 55.736 casos e 61 mortes. Em 2010, foram registradas 14 mortes pela doença. No ano passado, até o dia 3 de dezembro, foram 60 óbitos. Ou seja, houve um aumento de 328,6% mortes. Tal crescimento deixou o Ceará atrás apenas do Maranhão, que, de acordo com o Ministério da Saúde, teve uma variação de 350% de um ano para o outro.

Combate
Mesmo sem ter municípios no mapa de risco da dengue para 2012, balanço realizado pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, aponta o Ceará como o segundo Estado com maior variação em número de vítimas de 2010 para 2011.

Mesmo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) 2011 mostrando que Fortaleza, Sobral, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte estão com índice menor que 1%, o recomendado. No entanto, o reforço financeiro para prevenção e combate à doença em 2012 já foi repassado pelo órgão.

O Ministério da Saúde aprovou 47 projetos municipais de enfrentamento à dengue, que garantirão ao Ceará um adicional de R$ 5 milhões.

Já o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, investiu cerca de R$ 300 mil na aquisição de 100 máquinas fumacês portáteis para aplicação de inseticida para combater o mosquito transmissor da dengue em todo o Ceará.

Todos os municípios cearenses selecionados pelo Ministério da Saúde já apresentaram o plano de contingência exigido para receber o incentivo. Em dezembro, já tinham sido aprovadas 36 cidades, que receberam um total de R$ 1,82 milhão para investirem no combate à doença.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



polícia plantão
Os policiais ainda nem voltaram totalmente a trabalhar e a região do sertão central do Ceará registra mais uma tentativa de assalto.
Na madrugada, bandidos invadiram e explodiram a agência do Banco do Brasil do município de Solonópole, dessa vez os meliantes tentaram assaltar uma casa lotérica na cidade de Choró.
De acordo com informações, por volta do meio dia dois homens, em uma motocicleta, foram até o estabelecimento, um deles, armado de revolver, se dirigiu ao caixa e anunciou assalto, enquanto o outro ficou na entrada.
Após anunciar o assalto, a atendente, Neliane Pereira do Nascimento, 23 anos, tentou se esconder na parte por trás do balcão, neste momento o bandido tentou atirar, mas percebeu que os vidros são a prova de bala, e saiu correndo da casa lotérica.
Os bandidos fugiram tomando rumo ignorado, os policiais do destacamento de Choró foram até o local do fato, onde adotaram todas as providências e estão realizando diligências no intuito de identificar e prender os criminosos.


acidente em quixeramobim

Por volta das 11horas desta quarta-feira, dia 04, agentes da Polícia Rodoviaria Estadual realizavam abordagens a carros suspeitos na cidade de Quixeramobim, mais precisamente no km 207 da CE-060, quando foram surpreendidos por um veículo em alta velocidade.
Segundo os policiais da PRE, o mesmo recebeu a ordem de parada desobedecendo e quase atingindo um dos policiais. Após tentarem realizar fuga a viatura saiu em perseguição aos elementos suspeitos por uma estrada de terra que liga a CE-060 ao Bairro Jaime Lopes na zona urbana de Quixeramobim.
O condutor do veículo corsa, placas HWE 8358, perdeu o controle após desviar de uma motocicleta e veio a se chocar em um muro de uma residência na Rua Labibe Belém, no bairro Jaime Lopes.
O condutor foi identificado apena como Antônio Adairton Felipe da Silva. Segundo a PRE o mesmo foi solicitado a realizar o teste do bafômetro ao qual constatou 0,63 g/l ,gramas de álcool por litro de sangue. Dentro do veículo se encontrava varias garrafas vazias de cerveja.
Um casal vinha como passageiro e também, juntamente com o condutor, foi conduzido para a Delegacia Civil de Quixeramobim. Por estarem em greve os mesmos foram levados para a Delegacia Regional em Quixadá.
Maioress Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Endereço: Rua Dr. Miguel Pinto, 100
Telefone: (88) 3441-0302

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post



polícia plantão
Os policiais ainda nem voltaram totalmente a trabalhar e a região do sertão central do Ceará registra mais uma tentativa de assalto.
Na madrugada, bandidos invadiram e explodiram a agência do Banco do Brasil do município de Solonópole, dessa vez os meliantes tentaram assaltar uma casa lotérica na cidade de Choró.
De acordo com informações, por volta do meio dia dois homens, em uma motocicleta, foram até o estabelecimento, um deles, armado de revolver, se dirigiu ao caixa e anunciou assalto, enquanto o outro ficou na entrada.
Após anunciar o assalto, a atendente, Neliane Pereira do Nascimento, 23 anos, tentou se esconder na parte por trás do balcão, neste momento o bandido tentou atirar, mas percebeu que os vidros são a prova de bala, e saiu correndo da casa lotérica.
Os bandidos fugiram tomando rumo ignorado, os policiais do destacamento de Choró foram até o local do fato, onde adotaram todas as providências e estão realizando diligências no intuito de identificar e prender os criminosos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitods Post