Pesquisar este blog


Jaguaribe. Um homem, apontado como autor de vários homicídios na Região do Vale do Jaguaribe, foi executado, na manhã de ontem, dentro de um veículo, no quilômetro 309 da BR-116, neste Município (distante 291 Km de Fortaleza). Outro ocupante do automóvel também foi baleado, mas, segundo a Polícia, não corre risco de morte.

A vítima foi identificada como Wilton Wagner Cavalcante da Silva, 35. Segundo a Polícia, ele que cumpria pena no regime semiaberto, trafegava num veículo Ford Fiesta, acompanhado do sogro dele e de outras duas pessoas, quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por dois pistoleiros que estavam em uma motocicleta.


Wilton Cavalcante foi atingido na cabeça e morreu quando era levado para o hospital. Alfredo da Silva, 60, sogro dele, foi baleado de raspão nas costas. O delegado de Jaguaribe Edmar Beserra Granja, esteve no local da pistolagem e iniciou as investigações. Cápsulas de pistola calibre Ponto 40 foram apreendidas (Colaborou, Richard Lopes).



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Acontece no começo da manhã desta sexta-feira o embarque de aproximadamente 1.400 policiais militares para o Interior do Estado. O ato acontece a partir das 8 horas no Colégio da Polícia Militar, situado na Avenida Mister Hull, bairro Antônio Bezerra. O efetivo seguirá para diversas cidades interioranas onde será registrado o maior fluxo de foliões durante o Carnaval.

Segundo o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, neste ano, houve um acréscimo de 36 por cento na quantidade de policiais que estarão integrados na operação em comparação ao Carnaval do ano passado.

Durante o ´feriadão, serão 8.696 policiais militares trabalhando
para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado, com atenção especial para Municípios como Beberibe, Aquiraz, Aracati, São Benedito, Paracuru, Caucaia, Camocim e outros. No Interior a tropa é de 4.289 homens. Na Capital, 4.367.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



O senador José Pimentel encaminhou nota para esclarecer suas declarações que geraram a briga
"Leia o Diário do Nordeste de hoje (ontem) " disse o governador Cid Gomes para um jovem empresário que lhe perguntou sobre as declarações do senador José Pimentel, manchete deste jornal na última quarta-feira, sobre o fato de recursos da União terem retornados por falta de condições de aplicação no Estado, tanto na refinaria quanto no projeto Mina Casa, Minha Vida.

"A mim parece uma declaração de guerra" essas declarações do Pimentel, disse Cid, no encontro com os representantes da Associação dos Jovens Empresários do Ceará, antes de repetir o que havia dito no dia anterior. "Estou quase falando sozinho no meu partido (PSB), defendendo a manutenção da aliança com o PT ai vem uma declaração dessa que me parece uma declaração de guerra", enfatizou, lembrando a posição dos seus correligionários contra a aliança com a prefeita Luizianne Lins, para a disputa da Prefeitura, neste ano.


Repetindo que não há quem mais defenda o Governo Dilma e o Lula do que ele, Cid Gomes voltou a dizer que o senador "mentiu". "Pimentel não é nenhum simples. Ele é um senador da República. Para mim essa história dele "foi o limite".

Nota
Cid disse aos empresários que não gosta de briga, aceita críticas, pois tem a consciência que é um servidor público, principalmente se a crítica for de uma pessoa simples que "o Pimentel não é" e sabe que a realidade é diferente do que ele afirmou.

No mesmo momento em que o governador falava para os empresários jovens e repetia o que disse ao senador na ligação telefônica que fez na quarta-feira à tarde para Pimentel, na Assembleia Legislativa os deputados repercutiam a manchete do Diário do Nordeste com as declaração do governador.

Apesar de o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT) dizer que foi um equívoco por parte de Pimentel, o senador, através de nota enviada à imprensa, reafirmou suas declarações. "Declarei o que é fato: existem recursos federais disponíveis que não foram utilizados. Esse não é apenas um problema local e reconheço que depende de vários fatores, muitas vezes complexos. A nossa intenção é agilizar os processos, contribuindo com o governo do Estado e as prefeituras na execução dos programas e metas, como sempre fizemos".

A nota diz ainda: "Reafirmo o meu apoio incondicional para que o povo cearense realize o sonho de ver a refinaria da Petrobras operando o quanto antes. Para isso, temos um projeto em andamento no Estado do Ceará, fruto da conjugação de forças que elegeu Cid Gomes duas vezes governador e reelegeu a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Um projeto vitorioso, inovador e que tem levado o Estado do Ceará a um desenvolvimento acelerado".

Também acreditando que Pimentel se equivocou, o deputado Welington Landim (PSB), líder do bloco PT-PSB na Assembleia, explicou que o dinheiro para a refinaria vem da Petrobras e não da União, por isso assevera que nunca vai chegar aos cofres do Estado o dinheiro para o empreendimento. "É um dinheiro da Petrobras e não da União. E isso acaba essa polêmica". Em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida, o parlamentar explicou que ele está sendo executado nos municípios inscritos com até 50 mil habitantes, como havia afirmado o governador, no dia anterior.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Devido ao impasse entre Cid e Pimentel, os deputados discutiram a manutenção da aliança entre PT e PSB em 2012
A resposta do governador Cid Gomes (PSB) às afirmações do senador José Pimentel (PT), de que recursos da União destinados ao Estado estariam voltando, foi o assunto do dia ontem, na Assembleia Legislativa. As declarações duras de Cid Gomes levaram os deputados a questionar a aliança entre PT e PSB. A maioria dos parlamentares defendeu o governador, até mesmo os de oposição, acreditando que Pimentel foi "infeliz" em suas afirmações.


Para Cid Gomes, José Pimentel "extrapolou, exagerou e mentiu". Além disso, na manhã de ontem, durante evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o governador classificou a fala de Pimentel como uma "declaração de guerra".

Para muitos deputados, esse episódio é mais uma prova de que a aliança entre PSB e PT está desgastada e que nunca houve "amor" nessa união, mas apenas interesses. "Já esperava por isso. Sabia que aliança não ia dar certo", apontou a deputada estadual Patrícia Saboya (PDT).

"Fui vítima. Saí do partido (PSB) porque não tinha legenda para disputar as eleições (de 2008). Naquela ocasião, Cid Gomes achou que devia ficar ao lado da gratidão que tinha por Luizianne Lins. Em política não se faz assim, não se faz nada por gratidão, mas pensando no povo", alegou Patrícia.

Ameaçando
Agora, a deputada diz que o PT está "ameaçando com uma faca" o PSB, cogitando colocar como candidato à Prefeitura de Fortaleza, José Pimentel, o que renderia a Sérgio Novais, um dos principais rivais dos Ferreira Gomes, a vaga de Pimentel no Senado, já que Novais é suplente do petista. "Todo mundo sabe disso", acrescentou Patrícia.

Para a pedetista, o senador Pimentel "marcou um gol contra seu povo e seu Estado". "Senador, o senhor foi eleito para ajudar o povo do Ceará, não foi para ser brincadeira na mão do Lula, da Dilma e nem do PT", opinou, declarando ter saudade de Tasso Jereissati no Senado. "Ai que falta faz esse homem. Ô homem bom para o Ceará", declarou.

Patrícia Saboya não foi a única a reprovar a fala de Pimentel. O deputado Ely Aguiar (PSDC) também saiu em defesa dde Cid Gomes, afirmando não existir nenhuma pendência do Estado no que pese a questão da Refinaria. "Isso para o governador é desgastante. Dizer que ele não trabalha? Trabalha e trabalha muito. Como se cospe no prato que comeu?", questionou, pontuando que Pimentel foi eleito senador com a ajuda de Cid Gomes.

Para Ely Aguiar, a aliança entre PT e PSB sempre foi marcada por "desencontro de informações, agressões e deboche". "Pimentel disse que o governo Cid Gomes é incompetente porque deixa recursos federais retornarem à Brasília por falta de projetos. Aí o governador chama Pimentel de mentiroso. Que acordo é esse?", perguntou.

O deputado Heitor Férrer (PDT), que compõe a oposição na Assembleia, sugeriu aos colegas convocar Pimentel para dar as devidas explicações sobre essa questão de recursos que estariam sendo devolvidos para a União por falta de projetos.

Apesar de ser o opositor mais ferrenho do Governo Cid Gomes, hoje, na Assembleia, Férrer disse acreditar que o gestor jamais mentiria numa situação como essa e o mesmo pode ser aplicado ao senador petista.

"E nós deputados? Qual a verdade que fica para esta Casa? A verdade do senador e a mentira do governador ou a mentira do senador e a verdade do governador? O que nós vamos dizer ao povo do Ceará?", questionou, reforçando que a responsabilidade da Assembleia é chamar o senador e pedir explicações.

Defesa
O deputado estadual Roberto Mesquita (PV), também membro da oposição na Assembleia, saiu em defesa do governador. "Um homem trabalhador que procura fazer com que cada centavo do Estado seja elevado à máxima potência", opinou, pedindo a José Pimentel que seja um senador do Ceará e não do ex-presidente Lula.

O deputado estadual Perboyre Diógenes (PMDB) acredita que Pimentel foi infeliz na sua declaração, pois mentiu. Segundo Perboyre, o senador falou para agradar à prefeita Luizianne Lins e o PT. "Foi um casamento importante entre Cid Gomes e Luizianne Lins, mas chegou ao fim. O PSB tem que ter candidato, pois se com Luizianne é difícil dar certo, imagine com um poste", ressaltou o parlamentar.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Beber e dirigir é a maior causa de mortes nas rodovias. Na viagem do feriado, motoristas devem estar atentos
Limoeiro do Norte As condições nas rodovias no Estado estão melhores, com aumento do efetivo de agentes fiscalizadores, o que facilita o acesso aos roteiros da folia. Porém, o número de acidentes também tem aumentado no Ceará neste período. E não bastassem os trechos rodoviários em que ainda predominam buraco, mato e animais, o excesso de velocidade, a ingestão de bebida alcoólica e outras imprudências são as maiores causas de acidentes e mortes de quem não soube brincar na folia.
 Amanhã e quarta-feira de cinzas são considerados os dias mais críticos. Cerca de 800 agentes das Polícias Rodoviárias estadual e federal farão a fiscalização, além de 300 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Confira os trechos que merecem cuidado de trafegabilidade, mas o alerta de nada servirá se o próprio motorista não fizer a sua parte. Queira ou não, as estatísticas da quarta-feira de cinzas vão comprovar essa preocupação.

Já que sol e mar são a tônica dos carnavais, os acessos ao litoral são os mais cobrados neste período. Para o Litoral Oeste, o tráfego maior é nas rodovias CE-085 e na BR-222, que também liga aos Municípios do Norte e do Vale do Acaraú. A rodovia estadual está com boas condições de tráfego e bem sinalizada. Já a federal saiu do estado péssimo de 2011, mas as obras de recuperação ainda continuam e exigem maior atenção dos motoristas. Em alguns pontos há desvio de tráfego. E buracos ainda são encontrados em maior número próximo aos Municípios da fronteira com o Piauí.

Para o Litoral Leste, a situação é mais tranquila, especialmente com a duplicação de mais um trecho da CE-040, o que facilita sobremaneira o escoamento de veículo nos pontos onde tradicionalmente registram os maiores congestionamentos. A rodovia está duplicada até Beberibe. Quem seguir adiante para Aracati vai cruzar na BR-304, que está em boas condições. Apesar da obra não estar concluída, a ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, está liberada com três faixas.

A BR-116 vai sempre exigir muita atenção. Por ser a maior rodovia que corta o Ceará, é comum encontrar trechos em boas condições, regulares e mesmo com buracos ou obras. O maior cuidado está no início (entre Fortaleza e Horizonte) e ao sul do Ceará, com registro de buracos e mato na pista. E atenção: com o início da estação chuvosa aumenta o número de animais na pista. Principalmente à noite, eles fogem do frio e dos mosquitos do matagal em direção ao calor do asfalto.

Na região centro-sul do Estado, a BR-230 exige maior atenção no trecho próximo a Várzea Alegre, entre os quilômetros 80 e 115, pela quantidade de buracos. A via dá acesso à BR-116 já próximo à Paraíba. Poderá haverá congestionamentos.

Acidentes
Entre 2008 e 2010 houve crescimento no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito no Ceará durante o período do carnaval. Beber e dirigir é a maior causa de mortes. E quanto mais gente na pista, os riscos só aumentam - cresce a uma taxa de 11% ao ano a frota de veículos no Ceará. Em 2008 foram 237 vítimas em acidentes, em 2011 foram 312 vítimas. Também no ano passado foram 60 feridos em acidentes nas rodovias federais no Ceará. A Polícia Rodoviária Federal está com efetivo de 350 agentes na Operação Carnaval, e 450 policiais rodoviários estaduais em mais de 120 pontos de fiscalização, notadamente os mais próximos das maiores concentrações de festas. Além disso, o Detran atuará com 300 servidores em 238 operações de fiscalizações.

80 mil foliões saem pela rodoviária de Fortaleza
Agentes de trânsito e policiais já estão de plantão e têm feito campanhas por um carnaval mais seguro nas estradas. As dicas vão de não frear em poças dágua e não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. O Detran realizará fiscalizações nos acessos a 55 Municípios do Ceará. Também é maior o fluxo de ônibus intermunicipais ligando Capital e Interior.

Os passageiros devem denunciar ônibus que estejam na estrada com mais de nove passageiros em pé, o máximo permitido nesse fim de semana - nos demais dias do ano são proibidas viagens em pé. Cerca de 80 mil pessoas devem deixar Fortaleza pela rodoviária, 20% a mais que no ano passado.

Emanuel Carneiro, de Limoeiro do Norte, vai viajar e está "com tudo ok" para levar a família para Beberibe. Fez a revisão mecânica no carro, verificou a documentação (dele e do carro), mas assim como quer viajar cedo quer também retornar cedo. "Talvez na segunda-feira", comenta. Durante o feriado, 45 funcionários do Detran estarão nos Distritos Operacionais (D.O) à disposição em caso de problemas nas estradas, como acidentes e animais na pista. Na campanha por um carnaval seguro, o Detran orienta o motorista a nunca frear em poças d´água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem. Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente. No caso de viagens longas, deve-se descansar bastantes antes de dirigir. Importante também verificar o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

No caso de acidentes, antes de prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança, para não ser mais uma vítima. Tente avisar à Polícia Rodoviária. Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. No caso de chover na estrada, se o carro deslizar sobre uma lâmina de água, não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe reduzir a velocidade até você sentir que as rodas adquiriram contato com o piso.


O Detran atua com 300 servidores em 238 operações de fiscalização e munidos de bafômetro. Nas praias haverá equipes volantes. As fiscalizações serão mais intensas nas rodovias que fazem acesso a 55 Municípios do Estado: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, Jijoca, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Icó, Orós, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Brejo Santo, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste e São Luiz do Curu.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



Em meio à expectativa pela renúncia de Ricardo Teixeira, tetracampeão mundial é anunciado na organização do Mundial
Enquanto cresce a expectativa pela renúncia de Ricardo Teixeira à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade anunciou ontem que o ex-atacante e deputado estadual Bebeto (PDT/RJ) será o terceiro e último membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.


Bebeto vai se juntar a Ricardo Teixeira, também presidente do COL, e ao ex-atacante Ronaldo na organização da Copa.

Bebeto disputou três Copas do Mundo pela Seleção em 1990, na Itália, 1994, nos Estados Unidos, e 1998, na França. Ele foi campeão mundial em 94 e vice-campeão em 1998.

A vaga estava disponível havia meses e era endereçada a Romário. Esperava-se apenas um gesto de aprovação do baixinho para que o convite lhe fosse feito, mas como Romário manteve posição crítica à Ricardo Teixeira, perdeu a vez para Bebeto.

Crise
A chegada de Bebeto acontece em meio à crise que está instalada dentro da CBF. Tida como iminente para os dirigentes das federações estaduais de futebol, a queda de Ricardo Teixeira originou uma briga regionalista pelo comando da CBF.

Presidentes de federações já articulam uma união para definir como será a sucessão na CBF. Se a saída de Teixeira se confirmar e for cumprido à risca o estatuto da entidade, o vice-presidente mais idoso assume o cargo, no caso, José Maria Marin, ex-governador paulista.

CBF nega
O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, voltou a dizer que "oficialmente" não existe nada sobre a saída de Ricardo Teixeira da confederação, do comitê ou de ambos.

"Estamos trabalhando normalmente. A pessoa que está no comando está no comando", disse Paiva. "Só trabalhamos com fatos. Não posso ficar lidando com especulação", continuou.

Bebeto, que ganhou de aniversário o cargo - completou 48 anos ontem -, contou ter recebido de Ricardo Teixeira o convite para assumir o cargo.

Bebeto aproveitou para defender o dirigente. "Não passa pela minha cabeça o presidente sair. Eu o vi feliz, contente, conversando com todos", disse. "Espero que continue fazendo esse trabalho, que tem sido importante para todos nós e para o povo brasileiro", emendou.

Ronaldo diz que Teixeira fica
Integrante do conselho de administração do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), Ronaldo saiu em defesa de Ricardo Teixeira, presidente do órgão e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O craque garantiu que o dirigente não vai renunciar ao cargo no COL nos próximos dias, como tem crescido a pressão para que isso ocorra. "O presidente continua. É o que nos foi passado".

Ronaldo e Bebeto passaram a manhã de ontem reunidos com Teixeira na sede do COL, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O Fenômeno defendeu o dirigente, à frente da CBF desde 1989. "Querendo ou não, com os inimigos que ele possa ter ou não, ele foi o cara que trouxe a Copa do Mundo ao Brasil e devemos muito a ele", declarou.

O atacante, porém, não garantiu por quanto tempo pode durar a permanência do dirigente. "A princípio, fica do jeito que está e ninguém sabe o que vai acontecer lá na frente. Não sabemos o futuro", prosseguiu. "Na minha opinião, será uma pena se isso realmente acontecer", opinou, sobre a renúncia.

No encontro com os dois, o presidente da CBF e do COL não deu detalhes sobre o futuro da entidade. Após o encontro, o Fenômeno confirmou: "Ele não comentou nada sobre os boatos".

Em dezembro do ano passado, Ronaldo assumiu posto no COL, em meio a uma luta por poder contra Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Ronaldo é o nome mais forte para suceder o cartola no comitê. Ontem, ele e Bebeto e pareciam afinados no discurso: ambos desconversaram sobre eventual saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF.

Denúncias
A pressão para que o mandatário da CBF deixe os dois postos aumentou esta semana, após denúncias de ligações de Teixeira com a empresa investigada por superfaturar um amistoso entre Brasil e Portugal, no Distrito Federal, em 2008.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste



O meia de 38 anos tenta conquistar a torcida tricolor com as mesmas qualidades que cativaram os alvinegros
As cores das trancinhas e da camisa mudaram, mas Geraldo continua o mesmo: líder dentro e fora de campo e com um carisma incomum junto à torcida.

O agora G-38 - em alusão a idade recém completada - surpreendeu ao acertar com o Fortaleza, maior rival do Ceará, clube com o qual tinha grande identificação. Rapidamente, venceu a desconfiança quanto a sua efetividade dentro de campo. Bastaram quatro jogos e três gols para conquistar a torcida tricolor. Mas além do favorável retrospecto - foram só vitórias -, as características que conquistaram a torcida do Leão são as mesmas que cativaram a do Ceará num período anterior: liderança dentro e fora de campo e uma entrega incomum à camisa que veste.


O presidente do clube, Osmar Baquit, rendeu-se ao veterano. "O Geraldo é um ser humano fantástico. Ele se incorporou ao grupo e hoje é um dos principais líderes dentro e fora de campo".

Contratado como Garoto Propaganda para alavancar o projeto de Sócios Torcedores do Leão, Geraldo venceu logo a desconfiança de muitos que acreditavam que seu sucesso se limitaria apenas ao marketing. "A diretoria acreditou em mim e estou correspondendo. Vim para jogar e não para ser um garoto do marketing, O projeto dos sócios é só mais um dever como funcionário do clube, mas o meu negócio é dentro de campo. Já mostrei que sou guerreiro e me dedico demais a este clube".

Nova história
O G-38 chegou ao Fortaleza falando em um novo ciclo na carreira. Nas entrelinhas, o jogador quis dizer que sua passagem pelo Alvinegro tinha ficado no passado. "Estou feliz no Fortaleza e disse isso desde quando cheguei aqui. Vim para construir uma nova história. Não tenho o que falar nada de ninguém".

E no reencontro com o ex-clube, no último domingo, momentos após ter ajudado o Leão a vencer a partida, o meia descartou qualquer resposta à torcida do Vovô. Cuidadoso nas declarações, Geraldo não quis polemizar. "Sou um iluminado aos 38 anos, jogando um clássico como Fortaleza e Ceará. É bonito demais, quem entra sabe a satisfação. Já defendi o lado de lá e hoje estou no lado de cá, e ajudando o Leão a vencer", afirmou ele, que já teve a oportunidade de provar de dois lados da rivalidade vestindo as camisas de Náutico e Sport em Pernambuco, e Bahia e Vitória, na Bahia.

Indagado sobre o sentimento de vencer o Ceará no primeiro clássico com a camisa tricolor e comemorar efusivamente com a torcida do Leão, Geraldo, deixou escapar que o fato de a diretoria do Ceará ter ironizado sua tentativa de retornar ao Alvinegro serviu como motivação. "Enfatizaram muito meu jogo contra o Ceará, não foi só isso. Um jogo assim é muito mais. Ganhei pelo Fortaleza, mas se tivesse no outro lado também faria o melhor. Depois de tudo que se criou desde a minha volta, só eu sei o que estou sentindo depois dessa vitória", respondeu, sorrindo, provavelmente satisfeito por estar entrando de vez os corações tricolores.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Diário do Nordeste