Pesquisar este blog

Clique para Ampliar
O complexo formado pelas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) e de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), no bairro Presidente Kennedy, também está sob a guarda do Exército Brasileiro
Clique para Ampliar
Na tarde de ontem, o presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro, e o deputado federal Chico Lopes, elaboraram o documento com o Sinpoci
Categoria intensifica as adesões ao movimento e espera resultado de nova reunião hoje com membros do governo

A Tropa de Choque do Exército foi mobilizada, na madrugada de ontem, para manter a segurança no prédio sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), situado na Avenida Aguanambi, no Bairro de Fátima. O motivo do acionamento dos militares era o temor de que aquela unidade viesse a ser invadida e fechada pelos policiais civis cearenses, em greve desde a última terça-feira.

Horas antes, os manifestantes haviam ocupado o prédio da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no bairro Presidente Kennedy, e impedido os colegas de continuarem a trabalhar no plantão, forçando-os a uma adesão ao movimento.

Tropas

Sem nenhuma outra delegacia funcionando em toda a Capital e sua região metropolitana, restou somente à equipe de delegados da DHPP absolver toda a demanda de prisões e flagrantes da Grande Fortaleza. Pela manhã a situação foi amenizada com alguns distritais funcionando, embora que precariamente.

Na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), no bairro Maraponga, o delegado Bruno Figueredo, titular daquela Especializada, acabou ficando sozinho no prédio com 16 presos na carceragem. Todos os policiais ali destacados aderiram a greve e abandonaram o serviço Figueredo ficou no prédio somente com sete funcionárias administrativas e terceirizadas. Ao perceber que não havia policiais no local, os presos passaram a se agitar nos xadrezes. A situação só acalmou quando chegou ali um reforço do Exército Brasileiro.

O mesmo cenário podia ser visto, na tarde de ontem, em mais duas Especializadas consideradas de vital importância para o registro de ocorrências policiais. Na sede da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na Rua Antônio Pompeu, Centro, havia apenas alguns soldados do Exército na porta.

Na Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM), também no Centro, o expediente foi suspenso. Não havia sequer funcionários para registrar Boletins de Ocorrência (B.Os.) a favor de mulheres agredidas ou ameaçadas. O mesmo aconteceu na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), na Praia de Iracema. Nas 35 distritais, 12 metropolitanas e na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), o risco de fuga de presos aumentou nas últimas 72 horas.

Escrivães federais prontos para substituir os grevistas

Vinte e três escrivães federais, vinculados ao Ministério da Justiça, deverão chegar à Fortaleza nas próximas horas. A missão deles será substituir os escrivães da Polícia Civil que participam da greve da categoria desde a última terça-feira.

A medida foi anunciada na tarde de ontem logo após uma reunião a portas fechadas no Palácio da Abolição em que o governador do Estado, Cid Gomes, teve como os principais comandantes das tropas federais e locais que fazem a segurança do Estado. Entre os presentes ao encontro, o comandante da 10ª Região Militar, general Gomes de Mattos; e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do estado (SSPDS), coronel PM Francisco José Bezerra.

A vinda dos escrivães federais faz parte do conjunto de medidas colocadas em prática desde o dia em que o governador decidiu decretar o ´estado de emergência´ no Ceará. Esta prerrogativa dá ao governador plenos poderes de pedir diretamente à Presidência da República a utilização de meios federais para garantir a segurança da população.

Em decorrência do ´estado de emergência´, foi possível a mobilização rápida de tropas federais para o Ceará. Juntos, os efetivos da Força Nacional de Segurança (FNS), Exército Brasileiro e Força Aérea (FAB), já somam um contingente de 1.400 homens em todo o Ceará.

Blindados

Para as próximas horas está prevista a chegada de dois blindados da Marinha para o patrulhamento das ruas, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro durante o cerco à Rocinha.

Sindicato e OAB elaboram pauta

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Monteiro, esteve reunido ontem com a diretoria do Sindicato dos Policias Civis do Ceará (Sinpoci). No encontro, uma pauta mínima que deverá ser entregue hoje, ao novo procurador de Justiça do Estado, Ricardo Machado, foi elaborada. O documento será apresentado, em seguida, ao governador.

Dos nove quesitos apresentados na reunião do Sinpoci com o secretário de Segurança, na última quarta-feira, restaram apenas quatro. Segundo os policiais, estas exigências são imprescindíveis para que eles retornem ao trabalho. São elas, anistia total aos policiais que participam da paralisação e dos que foram anteriormente punidos com o corte dos salários; reajuste salarial para R$ 4.762,00 inicialmente; pagamento de horas extras; e um projeto de lei para incluir técnicos e peritos de nível médio nas promoções.

Caso a pauta mínima seja aceita, a Polícia Civil se compromete a retomar suas ações. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, afirma que ajudará no intermédio das negociações para que a greve chegue ao final.

Pefoce

A Perícia Forense do Ceará não confirmou oficialmente a adesão ao movimento. O IML continua funcionando normalmente.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


Clique para Ampliar

O corpo do rapaz só foi encontrado no começo da manhã de ontem pelos moradores da área
O adolescente Állison Medeiros de Brito, 17, foi assassinado, na madrugada de ontem, na esquina das ruas Teodoro Cabral com Irineu de Souza, no bairro Carlito Pamplona. Os tiros foram ouvidos pelos moradores por volta de 3 horas, entretanto ninguém saiu de casa com medo do bandidos. O corpo do adolescente foi encontrado somente no começo da manhã, ao lado de um Fusca.

Em pouco tempo, os familiares dele chegaram ao local. O rapaz morava na Rua João Ribeiro, 165, Álvaro Weyne. No local do crime, o sargento Oliveira, da 3ª Companhia do 5ºBPM, descartou logo a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Duplo homicídio

O ano de 2012 começou sangrento no Município de Canindé. Ontem por volta das 11 horas, na Rua Imaculada Conceição, no Bairro da Palestina dois homens foram assassinados sentados dentro do ´Tropical Bar´ e outro saiu gravemente ferido. Morreram no local José Henrique Araújo Pereira, 50; e Antonio Aíldo Araújo Lopes, 24, galego.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


Clique para Ampliar
O comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Francisco Souto, esteve no local do tiroteio e das prisões. O oficial conversou com o acusado Francisco Alves do Nascimento e acompanhou a continuação das diligências
Armados com uma submetralhadora e pistolas, os bandidos trocaram tiros com patrulhas da PM

Além das armas, a Polícia apreendeu balaclavas, munição e uma camisa com a inscrição da Polícia Civil

Uma perseguição policial seguida de tiroteio, no fim da tarde de ontem, assustou lojistas e também clientes que passavam pela Rua Senador Alencar, entre a Avenida Tristão Gonçalves e Rua 24 de Maio, no Centro. Algumas lojas tiveram as portas fechadas depois que os funcionários ouviram os estampidos.

Dois homens foram presos e um deles foi ferido a tiro. Outros quatro conseguiram escapar. Segundo a Polícia, eles estariam se preparando para realizar um sequestro ou assalto na Capital. Além das prisões, uma submetralhadora israelense, uma pistola de calibre 380 e dezenas de cartuchos de calibre Ponto 40 (0.40), balaclavas e uma camisa com a inscrição da Polícia Civil foram apreendidos.

Ainda ofegante depois do confronto com os bandidos, o cabo PM Themio Mota, da 5ª Companhia do 5º BPM (Centro) contou ter recebido a informação de que o veículo Honda Civic, de placas HXZ-7384 (CE), estava parado nas imediações da Rua Senador Alencar, com quatro homens em atitude suspeita. Ele e os soldados Camelo, Benício e Coelho se aproximaram para realizar a abordagem e perceberam a presença de dois homens em uma moto saindo do local.

"Seguimos o veículo e a moto", contou o PM. Acompanhados de perto pela patrulha da Força Tática de Apoio (FTA), da 5ª Cia/5ºBPM e por uma equipe do Ronda do Quarteirão, o veículo parou no congestionamento e a motocicleta seguiu em direção a Avenida Imperador. O condutor do Honda Civic tentou fugir pela calçada, mas o automóvel colidiu com um poste.

Encurralados

Encurralados pelos policiais militares, os quatro ocupantes do Honda Civic desceram atirando contra os PMs. Houve intenso tiroteio e um dos acusados, o alagoano de Arapiraca, Antônio Marcos de Almeida, 35, foi baleado na perna.

As marcas da violência podiam ser vistas nos vidros e na carroceria do veículo usado pelos bandidos e também nas duas viaturas da PM. Outras equipes foram acionadas e conseguiram capturar o cearense Francisco Tiago Alves do Nascimento, 26, na Rua Castro e Silva.

Ele portava uma pistola de calibre 380 e mais dois carregadores de pistola Ponto 40 (0.40). Os outros dois bandidos conseguiram fugir após roubar um automóvel Gol de um casal, próximo a Praça da Estação.

Eles retiraram o motorista do veículo e seguiram com a mulher da vítima até as proximidades de um shopping, no bairro Benfica. Lá, abandonaram a mulher e não foram mais vistos.

Patrulhas das Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionadas. Até o fim da noite de ontem, após a realização de buscas na região, os acusados não haviam sido presos.

Segundo o tenente-coronel PM Francisco Souto, o homem que é natural de Alagoas disse que havia chegado na tarde de ontem à Fortaleza e encontrado com os comparsas em uma churrascaria situada na Avenida Osório de Paiva. O outro suspeito preso, que já responde por assaltos, reside no Conjunto Maria Tomázia, Grande Messejana.

De acordo com o oficial, Antônio Marcos disse ter conduzido a submetralhadora desmontada no avião que o trouxe a capital cearense. "Ele disse que o objetivo era fazer uma série de roubos no Centro, mas acreditamos que eles se preparavam para realizar um sequestro de algum empresário ou um ataque a banco ou carro-forte", afirmou Souto.

Depois de ser medicado, na Unidade Central do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), Antônio Marcos foi levado com o comparsa para a Delegacia de Narcóticos (Denarc). Os dois foram autuados em flagrante pelo delegado Pedro Viana por porte de arma e munição de uso restrito e por tentativa de homicídio.

Arsenal

Também na tarde de ontem, uma equipe do Cotam conseguiu capturar um adulto e um adolescente, no bairro Floresta (Zona Oeste da Capital). Com a dupla foram apreendidos armas, munição e, aproximadamente um quilo de drogas.

Conforme a Polícia, os acusados estavam em uma residência quando foram surpreendidos com a chegada dos militares do Cotam, após uma denúncia.

Na casa, os PMs encontraram dois revólveres de calibre 38, uma pistola, um rifle, munição e crack. O adolescente foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e o adulto para Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



Clique para Ampliar

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) relatou providências que estão sendo tomadas para reduzir impacto das enchentes
As chuvas em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais fizeram os ministros e a presidente voltarem mais cedo

Brasília Menos de duas horas depois de chegar a Brasília, a presidente Dilma Rousseff se reuniu, no Palácio da Alvorada, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o secretário executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos. No encontro, a ministra relatou providências que estão sendo tomadas para reduzir o impacto das enchentes em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Gleisi Hoffmann falou também da crise provocada pela informação de que a maior parte da verba para a prevenção de tragédias foi enviada para Pernambuco, Estado do ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional). Antes do encontro com Dilma, Gleisi teve uma reunião com Bezerra e com Paulo Sérgio Passos (Transportes).

A previsão era que Dilma voltasse às atividades apenas no dia 9, mas o retorno ao Palácio do Planalto foi antecipado devido ao agravamento da situação da chuva e das enchentes em alguns estados do Sudeste.

Na última quarta-feira, foi a vez do ministro Fernando Bezerra antecipar o retorno a Brasília. Ele teve reuniões com Gleisi e ontem seguiu para o Rio de Janeiro a fim de acompanhar a situação das chuvas no Estado.

O governo federal publicou ontem um decreto em que reabre crédito de R$ 482,8 milhões para ações de prevenção e resposta às enchentes. O dinheiro integra os R$ 533,5 milhões que já haviam sido liberados ano passado por uma medida provisória editada em 21 de dezembro. Os valores são destinados aos ministérios da Defesa, Ciência e Tecnologia e Integração Nacional.

O fato de o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), ter imposto um desgaste político ao governo Dilma Rousseff nos primeiros dias do ano, com a polêmica em torno da distribuição de verbas para prevenção de enchentes, acabou explicitando uma disputa até então discreta entre o PT e o PSB, que tem como pano de fundo os movimentos do partido aliado rumo às eleições presidenciais de 2014.

Diante das notícias sobre direcionamento de verbas para Pernambuco, petistas passaram a criticar abertamente o ministro Fernando Bezerra, apadrinhado político do presidente do PSB e governador pernambucano, Eduardo Campos.

Oposição

O PPS solicitou ontem a convocação da Comissão Representativa do Congresso para tratar das denúncias de que o Ministério da Integração privilegiou Pernambuco na distribuição de verbas para a prevenção de catástrofes provocadas por enchentes.

No começo da semana, foram divulgadas denúncias de que Fernando Bezerra mandou 90% das verbas para a prevenção de tragédias de Estado natal.

Para o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que entrou com o pedido de convocação da comissão, é importante discutir os critérios e as prioridades que nortearam a decisão do ministro Fernando Bezerra. "Acredito que ele precisa vir aqui, no Congresso, dar essas explicações", disse.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



Clique para Ampliar
A execução orçamentária e o contingenciamento serão definidos pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento)
São Paulo. O contingenciamento de recursos do Orçamento da União de 2012 terá de ser superior aos R$ 50 bilhões do ano passado caso o governo queira cumprir a meta de superávit primário de 3,1% (equivalentes a R$ 97 bilhões) do Produto Interno Bruto (PIB), avaliam economistas. A execução orçamentária e o nível de contingenciamento deste ano serão definidos pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, na volta das férias, no dia 16 de janeiro.

Havia a expectativa de que o contingenciamento deste ano fosse menor que o de 2011 para reforçar o compromisso do governo com a aceleração do crescimento econômico. Mas analistas consultados ressaltam que o aumento das receitas do governo neste ano, previsto no Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, foi superestimado.

O orçamento total da União de 2012 prevê receitas de R$ 2,225 trilhões. Seu valor efetivo, retirando o refinanciamento da dívida pública (R$ 653 bilhões), é de R$ 1,572 trilhão. Apesar da desaceleração da economia e da crise na Europa e Estados Unidos, o Orçamento projeta um crescimento do PIB de 5% em 2012, enquanto na mais recente pesquisa Focus a previsão dos analistas é de 3,30%.

Para cumprir o superávit primário de 3,1% do PIB, o contingenciamento teria de ficar entre R$ 65 bilhões e R$ 70 bilhões, sem execução dos restos a pagar, avalia o economista Mauricio Oreng, do Itaú Unibanco.

Por não acreditar na contenção de investimentos e apostar na execução dos restos a pagar, o economista não acredita que o governo será capaz de cumprir a meta cheia de superávit primário e projeta que o número atinja 2,5% do PIB no fechamento do ano de 2012.

Contingenciamento
Para o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, um contingenciamento entre R$ 55 bilhões e R$ 60 bilhões, "mais próximo de R$ 60 bilhões", seria o suficiente para o governo federal sinalizar que vai perseguir a meta cheia de 3,1% do PIB, sem desconto de gastos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



Clique para Ampliar
Em Bagdá, explosões no bairro de Kadhimiya mataram 15 pessoas
No pior dos ataques, um homem-bomba se explodiu em Nassiriya, causando a morte de, pelo menos, 44 pessoas

Bagdá. Cinco explosões de bombas ontem em bairros xiitas de Bagdá e numa localidade no sul do Iraque mataram pelo menos 73 pessoas e deixaram dezenas de feridos, segundo fontes policiais e hospitalares.

Os incidentes ressaltam a preocupação com o reinício da violência sectária no Iraque, numa crise que começou em 19 de dezembro, quando o primeiro-ministro do país, Nuri al-Maliki, xiita, pediu a demissão de dois políticos sunitas com cargos no governo.

A manobra coincidiu com o fim da ocupação militar norte-americana, e três dias depois atentados mataram 72 pessoas em áreas xiitas da capital.

No pior dos ataques de ontem, um homem-bomba se explodiu em um posto de controle da polícia a oeste da cidade de Nassiriya, a 300 quilômetros de Bagdá, causando a morte de pelo menos 44 peregrinos xiitas e ferimentos em cerca de 81 outros, disse o diretor do conselho provincial, Qusay al-Abadi.

Os outros ataques ocorreram em Bagdá. Uma bomba deixada em uma moto estacionada e outra colocada em uma calçada explodiram no bairro pobre de Sadr City, deixando pelo menos dez mortos e 37 feridos. A polícia disse que depois disso encontrou e desativou outras duas bombas.

"Havia um grupo de trabalhadores autônomos reunidos, esperando para serem contratados para um trabalho. Alguém trouxe essa pequena moto e a estacionou nos arredores. Poucos minutos depois, ela explodiu, matou algumas pessoas, feriu outras e incendiou alguns carros", disse um policial no local.

Manchas de sangue foram verificadas em torno do local da explosão, e rachaduras no asfalto. Ferramentas de trabalho e sapatos estavam espalhados ao redor. Um pronto-socorro ficou lotado de feridos e parentes das vítimas em Sadr City.

As outras duas explosões, causadas por carros-bombas, foram no bairro de Kadhimiya, deixando pelo menos 15 mortos e 32 feridos, segundo fontes policiais e hospitalares.

"As pessoas começaram a fugir das explosões, e outras corriam na direção delas (para procurar parentes). A cena parecia uma peça, com pessoas chorando, gritando e caindo", disse o policial Ahmed Maati, que estava em Kadhimiya.

O departamento municipal de estatísticas de saúde informou que os atentados de Sadr City deixaram 13 mortos e 32 feridos, e que os de Kadhimiya mataram 16 pessoas e feriram outras 36.

O Iraque esteve à beira de uma guerra civil em 2006/07, e ainda enfrenta uma insurgência da minoria sunita e a atividade de milícias da maioria xiita.

Autoridades locais disseram que os incidentes estão sendo investigados, e que ainda não há suspeitos a apontar.

Os incidentes ressaltam a preocupação com o reinício da violência sectária no Iraque, numa crise que começou em 19 de dezembro, quando o primeiro-ministro do país, Nuri al-Maliki, xiita, pediu a demissão de dois políticos sunitas com cargos no governo. A manobra coincidiu com o fim da ocupação militar norte-americana.

NÚMERO

13 pessoas morreram e 32 ficaram feridas nos atentados de Sadr City, segundo o departamento municipal de estatísticas de saúde, Em Kadhimiya, foram 16 mortes
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste



Clique para Ampliar
Hosni Mubarak chegou ao tribunal em uma maca. Ele é acusado de ordenar a morte de manifestantes em protestos
Promotoria pediu o enforcamento do ex-ditador do Egito, de seus dois filhos e do ex-ministro do Interior

Cairo. Na mais recente audiência de um julgamento muitas vezes adiado e bastante aguardado pela população egípcia, a Promotoria do Cairo pediu ontem a pena de morte para o ex-ditador do Egito, Hosni Mubarak, pelas mortes de civis durante a revolução que o tirou do poder no ano passado.

O pedido foi oficializado pelo promotor Mustafah Khater, que citou a punição prevista pelo Código Penal para o crime de assassinato premeditado como argumento para a sentença.

"A promotoria exige a pena máxima para Mubarak e o resto dos acusados, que é a de morte por enforcamento", disse Mustafa Khater.

O discurso do promotor foi recebido com aplausos e vivas de advogados, que gritaram: "Morte, morte. Deus é grande".

"O presidente da República é responsável pela proteção do povo. A questão não é apenas se ele ordenou a morte dos manifestantes, mas saber por que ele não atuou para interromper a violência", afirmou o chefe da Promotoria, Mustafa Suleiman.

"Como o presidente da República poderia não estar a par das manifestações que começaram em 25 de janeiro em 12 localidades em várias cidades?", completou Suleiman, ao rejeitar as alegações de que Mubarak não foi informado sobre a gravidade da situação.

Ele também argumentou que o então ministro do Interior Habib el Adli, que também está sendo julgado, "não poderia ter dado a ordem de abrir fogo contra os manifestantes sem receber instruções de Mubarak".

A promotoria também pediu a pena de morte para Habib al Adli e seis funcionários que o auxiliavam durante o tempo em que participaram do regime.

Na terça-feira (3), a Promotoria egípcia expôs as decisões errôneas adotadas pelo regime do ex-ditador durante a revolução de 25 de janeiro do ano passado.

As alegações da Procuradoria estão divididas em duas partes: uma para as acusações relacionadas com o assassinato de manifestantes e outra para os supostos casos de corrupção cometidos pelo regime.

Muitos egípcios esperam que o julgamento cure algumas das cicatrizes do governo autocrático de Mubarak e ajude o país a encontrar estabilidade depois de quase um ano de agitação política, enquanto o país é governado por generais.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste